Eu acredito muito que uma viagem deve acontecer no seu fluxo, sem muitos planejamentos, sem muitas pesquisas, deixar o caminho ir se abrindo.

Porém para minimizar os perrengues algumas dicas ajudam muito.

Então, resolvi escrever neste post, o que aprendemos no nosso dia a dia pelo Caminho da Fé, percorrendo 400 km a pé.

1. Como peregrino devo carregar uma credencial. Quanto custa e onde retiro a minha?

A credencial é seu passaporte no Caminho. O custo dela é de 10 reais e pode ser retirada nos pontos de saída, na própria pousada credenciada. Comecei em Mococa-SP, no Plaza Hotel, e lá a credencial estava em falta, mas conseguimos pegar em Águas da Prata que é o ponto central do Caminho e certeza que sempre tem.

2. Tudo pronto, vou começar. Mas como sei para onde ir?

Todo o caminho é sinalizado por flechas amarelas, as quais indicam a direção que o peregrino deve seguir. Em pouquíssimos trechos ficamos em dúvida e foi andar mais um pouco para verificar a direção correta. Existem também as placas que marcam a quilometragem do caminho.

3. Preciso reservar a próxima pousada com antecedência?

O ideal é que avise sim, principalmente se estiver em um grupo grande. Algumas pousadas são bem pequenas e com planejamento os proprietários conseguem se organizar melhor. Arriscamos algumas vezes e deu tudo certo, até porque éramos duas. Percebemos que existe um tipo de ‘lei’, baseada na compaixão, que impede que o peregrino durma na rua, sendo assim a casa do vizinho vira pouso e tudo dá certo. Avisa não custa!!

4. Sou vegetariano ou tenho outras restrições alimentares. Consigo me virar no Caminho?

Sim. Em algumas pousadas o jantar está incluso e se você ligar antes para reservar pode aproveitar e avisar sobre suas preferências. Lembrando que é tudo muito simples. Entretanto um aviso pode evitar a calabresa no feijão, a lasanha com presunto e esse tipo de coisa. Nos lugares que não tem jantar, existem opções de restaurantes, padarias ou lanchonetes que podem solucionar seu problema. Se a restrição for muito específica, leve com você snacks e alimentos os quais possam se salvar.

5. Quanto dinheiro levar? Qual o banco com mais opções nas cidades? Os lugares aceitam cartão?

Levamos mil reais em dinheiro e tivemos que sacar logo em Ouro Fino. Porém tínhamos somente o cartão do Santander, o qual não existe nas cidades pequenas de Minas Gerais. Passamos um aperto, mas conseguimos sacar no Banco do Brasil, sem o cartão mesmo, e para isso tivemos que chegar na cidade no horário de funcionamento dos bancos, ou seja, apertamos o passo. Enfim, Banco do Brasil e Caixa Econômica são as melhores opções, porque existem em todos os lugares e o Bradesco também é uma boa opção.

Algumas pousadas aceitam cartão, mas são poucas. Assim como os restaurantes, principalmente nas cidades pequenas. Se não quiser carregar muito dinheiro, leve cartões do Banco do Brasil ou Caixa Econômica, se não tiver conta em nenhum desses bancos, se planeje para não ficar sem dinheiro pelo caminho.

6. Qual tênis ou bota usar?

Um AMACIADO, não vá de jeito nenhum com calçado novo, nunca usado. Teste antes seu equipamento.

Eu usei uma bota Salomon. Foi ótima, mas deixo aqui uma dica: no 9° dia de caminhada o meu tendão calcâneo estava bem sensível e a bota pegava justamente nele, tive um inchaço grande nesse dia. Comprei então uma palmilha em gel, que deixou meu calcanhar mais alto e resolveu todos os meus problemas.

7. Como tratar dos pés durante a caminhada?

Pés, assunto polêmico em caminhadas de longa distância. Cada um tem seu jeito particular de tratar ou prevenir bolhas, na prática o que funcionou para a gente foi:

– Hipoglos: passamos nos pés todos os dias. Entre os dedos e nas áreas externas dos dedos e do calcanhar. Evita o atrito e assim evita as bolhas.

– Carefree (absorvente): usei o absorvente na parte de cima dos dedos, justamente para uni-los e evitar que durante a caminhada houvesse atrito. Colava com esparadrapo micropore fazendo uma espécie e ponteira nos dedos.

Mas deu bolha e aí?

– Nebacetin: a solução das bolhas. Eu furava, retirava a água e depois cobria com muito Nebacetin, o que ajudava a seca-las bem mais rápido. Tem gente que usa a linha para drenar a bolha e evitar a formação de novos líquidos, testei e comigo não funcionou, mas para alguns é uma boa solução também.

8. O que levar?

O mínimo possível. Levei:

– 2 camisetas manga longa dry fit para caminhar.

– 1 camiseta mais quente de manga longa para pós banho e para dormir.

– 1 blusa de frio mais forte para pós banho (fizemos o caminho em julho)

– 1 blusa impermeável para dias de chuva

– 1 calça tactel para caminhada

– 1 calça mais quente para pós banho e para dormir.

– 3 calcinhas

– 2 meias

– 1 ecohead (para proteger pescoço e orelhas).

– Botas. Havaianas. Crocs.

– Shampoo e Condicionador pequenos. Escova de dente e pasta de dente. Desodorante e protetor solar.

– Celular, câmera e carregador de ambas.

9. O que é bom levar na farmácia pessoal?

Band aid. Esparadrapo. Remédio para dor muscular da sua preferência, tanto comprimido quanto pomada ou spray. Remédio para cólica. Nebacetin. Hipoglos. Protetor labial. Anti alérgico.

10. Qual mochila levar?

Pequena e que prenda na cintura, para evitar o peso nos ombros. Usei uma Deuter 55 litros, achei grande e pesada. O ideal é levar uma de 35 litros e pesando no máximo 6 quilos. 

Faltou alguma coisa? Comenta aqui e me ensina. Ainda tenho muita caminhada pela frente.

 

 

 

 

107 thoughts on “10 DICAS PARA UM CAMINHO DA FÉ DE SUCESSO

    1. Que legal Ana! Fico feliz.
      Se quiser te mando a planilha de custos. Ela não está tão atualizada porque fiz em Julho de 2015 o Caminho da Fé, mas pode te ajudar.
      Me avisa!
      Bjos

      1. Bom dia carina
        Obg pelas ótimas dicas.
        Vc poderia me enviar sua planilha de custos. Pretendo começar a me planejar. Obg mais uma vez e abraço

      2. Muito legal, Ana!! Adorei as dicas! Eu vou agora em julho e gostaria que me enviasse tua planilha de custos.
        Ah, outra coisa que gostaria de perguntar.. Você passou por Pedrinhas? Bjs e obrigada!!

          1. Oi Laura!!
            A planilha deve estar no seu e-mail.
            Bom Caminho e qualquer dúvida, me escreve!
            Bjs.,
            Carina

    2. Olá Carina, suas dicas são de grande valia para quem, como eu, é marinheiro de primeira viajem.
      Pretendo fazer a minha peregrinação em 2018 e gostaria de receber a sua planilha, para melhor me preparar.
      Obrigado.
      Marcelo

  1. Muito bom o seu relato ta bem explicativo.Vc pode me mandar por email a planilha d custos e o melhor ponto d partida.Quero muito fazer o caminho da fe.

  2. Oi, Carina… bom dia… gostaria de saber se o Caminho da Fé pode ser feito com carro, porque sou uma pessoa idosa e meu marido também sendo certo que não conseguiríamos fazer de bicicleta ou a pé…

    1. Oi Mirian! Da para fazer sim. Alias meus pais ja fizeram varias vezes. So em alguns pontos que os carros nao sao permitidos, mas e um trecho bem pequeno. O resto todo pode ser feito. 🙂

      1. Boa tarde Karina! Seus comentários são ótimos!! Também estamos planejando fazer o Caminho da Fé de carro. Vc teria um mapa com o trajeto feito, poque pelo visto, alguns pontos são marcados somente para quem vai a pé ou de bike. É complicado de fazer esse trajeto, é bem sinalizado!? Te aguardo, muito obrigado mesmo pelas dicas!!! Caso tenha algum guia ou planilha com o trajeto, se puder, me mande via email, por favor! Abraço

        1. Fala Matheus!!! Bom dia direto da Africa do Sul! 🙂
          Vou te mandar por email a planilha de custos e um mapa que tenho, mas ha sim trechos desse mapa que so se pode fazer a pe.
          Outra fonte de informacao e o site da Associacao do Caminho da Fe http://www.caminhodafe.com.br/
          Meus pais se fizeram esse trajeto de carro inumeras vezes, saindo de Mococa a Aparecida.
          Se ainda tiver duvidas, me escreve!!
          Bom caminho
          Abs

          1. Ola Carina, tb pretendo fazer de carro. pode me enviar o mapa e planilha, por favor?
            Obrigado!

  3. Gostei desta. Estou planejando uma caminhada pelo Caminho da Fé para o início do ano que vem e estou me preparando fisicamente também, ou principalmente, e suas dicas vieram bem a tempo. Obrigado.
    É possível me enviar sua planilha? Mesmo que os valores não sejam atuais terei ao menos uma ideia.
    Obrigado de novo.

  4. Olá!!!
    Adorei ler suas dicas, pretendo fazer o caminho em setembro de 2016, e minha dúvida erra a questão de como pagar as despesas poi acho perigoso andar com dinheiro, mas veja que não em jeito. Outra coisa, pelo que entendi vc fez o caminho com somente mais uma pessoa, isso não e perigoso? se não conseguir companhia conhecida vou procurar pessoas que tenham o interesse de fazer o caminho no feriado de setembro de 2016.
    att.
    Lúcia

    1. Lucia,
      Ha muitos peregrinos que fazem o caminho sozinhos. Eu faria de novo sozinha.
      Nao senti insegura em nenhum momento.
      Mas entre em contato com a Associacao dos Amigos do Caminho da Fe e pergunte como esta o quesito seguranca por agora.
      O contato deles voce consegue pelo site http://www.caminhodafe.com.br/

  5. Boa noite Carina,adorei as dicas ..pretendo ir em julho do ano q vem e passar meu aniversário lá..vc poderia tb me mandar a planilha?te agradeço imensamente…

  6. Estou planejando fazer o caminho nos próximos dois meses. Poderia enviar a planilha de custos e as pousadas onde ficou hospedada ?
    ABS.

  7. Muito legal as dicas!Estou querendo fazer o caminho em janeiro 2017. Quero muito uma noite no caminho, fazer fotos da via- láctea . Voce acha perigoso caminhar pela noite, digamos começando as 3 da manha?

    1. Wellington, tudo bem?
      Nao sei responder sobre o perigo do caminho nesse horario da madrugada. O que te indico e perguntar na pousada ou hotel que se hospedar sobre a possibilidade de caminhar nesse horario.
      Imagino que as fotos serao maravilhosas! Mas seguranca sempre em primeiro lugar, certo?
      Bjs

  8. Gostaria de ajuda sobre telefone de pousadas e também de equipamentos e roupas remédios td mais vai ser minha primeira viagem . Agradeço desde já muitíssimo obrigado pela atenção…….

    1. Robson!!
      Tudo bem?
      Sobre os telefones das pousadas voce consegue atraves do site da Associacao de amigos do Caminho da Fe.
      Nesse link aqui: http://caminhodafe.com.br/principal.html
      E sobre os remedios o que sempre tinha comigo eram: hipoclos (remedio para assadura para passar ns pes), nebacetin (para curar as bolhas) e o que voce ja esta acostumado para dor de cabeca ou qualquer outro mal estar (estomago, por exemplo).
      Qualquer outra duvida, me escreve.
      E lembrando que se voce nao esta acostumado com longas caminhadas ou tem alguma alergia, consulte um medico antes de iniciar o caminho.
      Bjs

    1. Ola Dalva! Tudo bem?
      Fiz o Caminho em Julho de 2015 e naquela epoca nao existia esse servico de transporte de mochila, como tem no Caminho de Santiago na Espanha.
      Entre em contato com a Associacao dos Amigos do Caminho da Fe (http://caminhodafe.com.br/fale.html) e pergunte sobre esse servico. Tenho certeza que terao uma informacao atualizada para voce.
      Qualquer duvida, me escreve.
      Bjs

  9. Olá Carina, obrigada pelas dicas! Quantos km em média dá pra realizar por dia? Você pode me encaminhar sua planilha de custo também? Pretendo fazer o caminho no carnaval 2017…Abraços =)

    1. Karina!! Tudo bem?
      Em media fiz de 22 a 26 km por dia, tendo alguns dias de 30 ou 31 kms tambem, na planilha descrevi tudo certinho.
      Acabei de mandar um email para voce.
      Qualquer duvida, me avisa.
      Bjs

  10. Oi Carina.
    Preciosas dicas no relato mas o que me falta saber, nem como a maioria que ja comentou foi a relação de custos e kilometragem/dia.
    Poderia me mandar? Em breve serei eu a ter a maravilhosa experiência, lindo seria se eu pudesse fazer em Outubro e encontrar o Santo Padre na comemoração dos 300 anos do encontro da imagem de Aparecida.

    1. Fala Alexandre!! A planilha ja esta no seu email.
      Bom Caminho e quaquer duvida me escreva.
      O importante mesmo e decidir ir, porque depois disso, o que tiver que encontrar no caminho, voce vai encontrar!
      Bjs

  11. Boa tarde vou fazer essa caminhada no carnaval e gostaria de ter uma noção uma planilha básica e quanto tempo vc gastou, grato e parabéns Nivaldo

    1. Nivaldo acabei de te mandar um email com a planilha!
      Espero que te ajude.
      Qualquer duvida estou a disposica.
      Bom caminho.
      Bjs

  12. Olá Carina boa tarde, meu nome é Cleison sou de Campinas sp, e vou fazer o trajeto do caminho dá fé e gostaria de saber se você pode me falar mais ou se pode me mandar a planilha, seus comentários foram excelentes vou partir desses princípios .
    Desde já agradeço.

    1. Cleison! Bom dia diretamente da Africa do Sul!!! 🙂
      A planilha ja esta no seu email.
      Qualquer duvida, me escreva!
      Abs
      Carina Costa

  13. Olá Carina, curti seu relato, já fiz o Caminho da Fé em 2014 e vou novamente no Carnaval com uns amigos.
    Pode compartilhar sua planilha pelo email por gentileza. Grata!

    1. Aurea! Bom dia!!
      Que delicia e que boa ideia fazer o Caminho no carnaval.
      Uma paz!!!
      Bom caminho e a planilha ja deve estar no seu email.
      Qualquer duvida, me avisa!
      Bjs
      Carina Costa

  14. Muito bom parabéns pelo relato da viagem. Poderia me mandar a planilha dos custos por e não!!!??? Quantos km andaram em média por dia? Pretendo ir em maio

    1. Lucas!
      A planilha ja esta no seu email. Nela contem os km que fizemos por dia.
      Lembrando que fiz em Julho de 2015, entao os valores nao estao atualizados.
      No entando da para ter uma ideia do quanto vai gastar e como pode se planejar para completar o Caminho.
      Alias, ja desejo um Bom Caminho e qualquer duvida, me escreve!
      Bjs
      Carina Costa

  15. Bom dia Carina!!!Penso em fazer o caminho da fé em setembro,tem perigo de se fazer sozinha?Seus posts me ajudaram muito e como entro em contato com as pousadas.

    1. Daniela! Tudo bem?
      Tranquilo fazer sozinha, sera uma experiencia unica.
      Sobre as pousadas voce consegue acessar pelo site do Caminho da Fe http://www.caminhodafe.com.br
      E tambem acabei de mandar no seu email uma planilha com todos os meu custos e os nomes das pousadas que fiquei.
      Bom caminho e qualquer duvida, me escreve!
      Bjs
      Carina

    2. Oi Daniela, tudo bem?
      Qual data pretende ir? Também quero fazer o Caminho da Fé, mas estou sem companhia e confesso que tenho receio de ir sozinha. Estou me programando para maio.
      bjs e obrigada

    1. Olá Graciele!
      A planilha já está no seu e-mail. Qualquer dúvida, me avisa!
      Bom Caminho.
      Beijos,
      Carina

        1. Emerson!
          DESCULPA A DEMORA.
          Complicado responder todos quando to viajando de um lado para o outro.
          Espero que ainda te ajude!
          Bjs e bom caminho!
          Carina

  16. Olá Carina, tudo bem?
    Lindo seu relato, nos ajudou muito!
    Poderia encaminhar a planilha também?
    Obrigada
    bjs

  17. Olá! Sempre tive vontade de fazer o Caminho da Fé. Quem sabe ano que vem nas minhas férias tome coragem. Poderia me enviar a planilha com os custos e os quilômetros que fez por dia.
    Muito obrigada!

    1. Olá Cinira!! Tudo bem??
      Acabei de enviar a planilha para você.
      Qualquer dúvida, me escreve!
      Um super beijo e já desejo: bom caminho!!!
      Carina

  18. Oi Carina!
    ótimas dicas, pretendo ir ainda em abril. Você pode me enviar a planilha tb?

    Muito obrigado!

  19. Olá Carina,

    Também estou interessada na sua planilha de custos do caminho da fé. Se puderes, me envie também.
    Obrigada
    Helena

    1. Helena! Acabei de te mandar a planilha.
      Qualquer dúvida, me responde no e-mail!
      E ah! Desde já: BOM CAMINHO!!
      Bjs.,
      Carina

  20. Belo Horizonte, 16 de Maio de 2017.
    A todos(as) Boa Tarde, Paz e Bem!
    Já fiz o Caminho a pé duas vezes e gostei muito. Mas como sou um homem de muita Oração deixo-lhes a Oração do Dia, e lembrem-se rezem muito durante o Caminho, pois o Caminho sem Fé, e sem Oração, é simplesmente um Caminho comum. Lembrem-se no Caminho é preciso de ter Fé e muita Oração. Deus , Nossa Senhora, e São José, e os Santos Anjos da Guarda lhes protejam e lhes defendam a todos vós.
    ORAÇÃO DO DIA.
    Ó Deus, que amais e restituis a inocência, orientai para Vós os nossos corações, para que jamais se afastem da Luz da Verdade os que tirastes das trevas da descrença. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, amém.
    Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós. Amém.

    Fraterno Abraço.
    Milton Sant’Ana Lima

  21. Oi, Carina,
    Uma beleza seu site! Uma formosura!
    Tem (quase) tudo o que a gente procura.
    Esse quase é a planilha.
    Você pode me manar, por favor?
    Vou trilhar o Caminho da Fé.
    Paz e sucesso pra ti.
    Obrigado.

    1. Mineo! Acabei de te mandar a planilha por e-mail.
      Qualquer dúvida, entre em contato!
      Abraços
      Carina

  22. Olá, agradeço seu texto. Estou me planejando e anotei várias dicas, principalmente para os pés. Uma dúvida: você sentiu algum perigo no caminho? Tenho uma amiga parar me acompanhar, mas ainda não é totalmente certo. Quero muito fazer e se necessário sozinha, mas ando pesquisando com quem fez se é algo muito perigoso.

    1. Thalita quando fiz não me senti em perigo em nenhum momento!
      E agora o Caminho da Fé está se tornando mais e mais popular, o que significa mais peregrinos na estrada, e para mulheres, uma maior sensação de segurança.
      Se ainda assim se sentir insegura, entre em contato com a Associação do Caminho da Fé e questione sobre os últimos acontecimentos pelo percurso.
      Bom Caminho!
      beijos
      Carina

    1. Andrio acabei de te mandar a planilha!
      Qualquer dúvida, me escreve!
      O site do Caminho da Fé também está bem completo
      Beijos
      Carina

  23. Olá, obrigado por compartilhar seu relato.
    Poderia me enviar a planilha?
    Pretendo fazer no final do ano

    Obrigado

  24. Olá Carina,
    Boa noite e muito obrigado por compartilhar conosco suas andarilhas experiências.
    As suas dicas são preciosas.
    Você poderia, por favor, disponibilizar sua planilha de custos do Caminho?
    Farei o Caminho da Fé em Setembro de 2017, a partir de Sertãozinho.
    Muito obrigado.
    Pedro Luiz

    1. Fala Pedro!!
      A planilha já está no seu email.
      Que bom que gostou das dicas!!!
      Bom Caminho e ah! dá uma olhada no site do Caminho da Fé que tem um material mais atualizado
      Bjos

  25. Olá Carina. Já fiz todo o caminho correndo. Na verdade a prova terminou em Campos do Jordão. Mas quero peregrinar. Talvez vc consiga me ajudar se vc ainda tiver a planilha de custos. Vai me ajudar muito. Obrigada! Grande abraço! Joviani

    1. Joviani!! Caramba…correndo???
      Parabéns! EU ia morrer com tanta subida…rs
      A planilha já está no seu e-mail. Qualquer dúvida, me escreve!
      Beijos
      Carina

  26. Olá Carina, tudo bom?
    Assim como tantos, estou também pesquisando e planejando o caminho, pode me enviar sua planilha, por favor? Tenho certeza de que ela me ajudará grandemente neste planejamento!
    Obrigado por dividir abertamente suas experiencias!
    Muita paz! Abraço!

  27. muito obrigado.
    faz tempo que estou procurando algumas orientações de o que levar no caminho da fé.
    namastê.

    1. De nada!!
      Lembrando que mochila leve, vida simples e caminho mais tranquilo.
      Se você está em dúvida se vai usar algo, não leve, pq provavelmente você não vai usar…kkkk
      Bjos e bom caminho

  28. Olá Carina!
    Gostei mto das suas dicas, poderia me enviar a planilha de custos e kilometragem/dia.
    Parabéns

  29. Olá Carina! Farei o Caminho da Fé sozinha no próximo final de semana. Já estou acostumada com trilhas e estou bem munida de informações e dicas. Mas elas nunca são demais, não é? RS… Caso possa me enviar sua planilha de custos, agradecerei grandemente. Acredito que me sentirei um pouco mais protegida.
    Valeu e grade abraço!

    1. Espero que te respondi em tempo!
      Aproveite o caminho, você vai AMAR.
      Um super bjo e bom caminho
      qlq dúvida, me escreve

    1. Andricson tudo bem?
      A planilha já está no seu email e ela explica certinho o meu roteiro e os valores!
      Lembrando que fiz em 2015, ou seja, os valores devem ter mudado com certeza.
      Qualquer dúvida, me escreve.
      Bjos
      Carina

  30. Oi Carina
    Adorei as dicas que tu deu. Você pode me encaminhar sua planilha de custo também? Pretendo fazer o caminho em dezembro de 2017, saindo de São Carlos. É uma boa epoca?
    Muito obrigado

  31. Bom dia Carina.
    Pretendo começar a caminhada por Águas da Prata em dezembro/17.
    Fiz a simulação de trechos pelo site da associação. Logo no primeiro trecho, Águas a Andradas, são 30km de distância. Os demais trechos não ultrapassam essa distância, exceto Campos do Jordão a Gomeral, 32km, optando por Guaratinguetá. Acha que essa programação pode ser utilizada? Planejo levar uns 10 dias.
    Poderia enviar-me sua planilha?
    Agradeço muito sua disponibilidade em nos ajudar.

    1. Cristina! Tudo bem?
      Acabei de mandar a planilha para o seu e-mail e respondi suas dúvidas tb!
      Mas se mesmo assim ainda ficou dúvida, me avisa!
      Bom caminho.
      Bjs
      Carina

  32. Olá Carina.
    Muito legal as suas dicas, principalmente para quem, como eu, é marinheiro de primeira viajem.
    Pretendo fazer a minha peregrinação em janeiro ou julho de 2018. Se possível, vc poderia me enviar a planilha de custos, para que possa tirar minhas dúvidas e montar o meu roteiro.
    Obrigado e boas trilhas.
    Marcelo

      1. Boa tarde Carina,
        Pode me enviar sua planilha. Quero fazer novamente em julho de 2018 saindo de Paraisopolis

    1. Boa tarde Marcelo,
      Vou fazer o caminho pela segunda vez de Paraisopolis até Aparecida em Julho (saindo dia 08). Se quiser acompanhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *