Carro, trem, ônibus, táxi???? Como me locomovo pela África do Sul?

Calma, te ajudo! Confere aqui as 10 FORMAS DE IR E VIR nesse país que sem dúvida vai te surpreender.

1. UBER

uber

Uber aqui bomba! É um dos melhores e mais rápidos meio de transporte pela cidade, especialmente Joanesburgo e Cape Town. Diferente do Brasil, o uber aqui tem um ótimo preço e qualidade no serviço. O governo facilitou a entrada do app e auxiliou muitos motoristas adquirirem seus carros. Então é só baixar o Uber no seu celular (quem já tem o app usa normalmente por aqui), comprar um chip local (indico vodafone) e desfrutar!

2. ÔNIBUS PÚBLICO

eLB1_0055_2_1027_580_70_s_c1_c_b

O My citi bus é a forma mais econômica de se locomover aqui em Cape Town. Você compra um cartão e pode recarregar conforme necessita. É possível também comprar o cartão de uma única viagem, no entanto se pretende ficar alguns dias na cidade não faz muito sentido o cartão de um só destino. Ele cobre a área central de Cape Town e também vai até o aeroporto.

Também existem ônibus de companhias privadas que interligam as cidades da África do Sul. O país não é pequeno, ou seja, prepare-se para longas e desconfortáveis viagens. Eu fiz Joanesburgo a Port Elizabeth de ônibus e foram 14 horas de viagem. O ônibus estava lotado e fez inúmeras paradas durante o trajeto. Se você está viajando sozinho e com um orçamento bem restrito essa pode ser a opção ideal.

3. ÔNIBUS TURÍSTICO

cape-town-bus-1

Hop on Hop off – City Sightseeing. Esse é aquele ônibus vermelho que existe em quase todas as cidades turísticas do mundo. Você paga pelo ticket de 24 ou 48 horas, tanto em Joanesburgo quanto em Cape Town. Não testei em nenhuma das duas cidades, mas muitos brasileiros que conheci aqui no hostel em Cape Town usaram esse meio de transporte. São quatro linhas diferentes que passam pelo centro, praias, vinícolas e península de Cape Point. Não é muito econômico, mas dependendo do seu tempo por aqui, vale a pena! Quem está hospedado em Greenpoint consegue comprar o ticket diretamente no V&A Waterfront.

4. TÁXI

Sport24hrs-Cape-Town-Rainy-Taxi-Featured1

O serviço de táxi aqui também funciona muito bem, no entanto esteja atento aos valores. Muitas vezes o táxi é mais caro que o Uber e dica: sempre combine o preço antes de entrar no veículo. São várias empresas, com cores distintas, que você verá pelas ruas. Fácil identificar pela plaquinha amarela no teto do veículo.

5. VAN

2red

Essas vans são muito loucas! Mas para quem quer economizar dinheiro e viver uma experiência local, ela é a melhor escolha. Tanto em Cape Town quanto em Joanesburgo você verá vans brancas dirigindo loucamente pelo trânsito. Faça sinal para parar e pergunte se passam pelo seu destino. Se sim, pula para dentro! O valor é em torno de R7 ou seja R$ 1,75.

6. CARONA

no_hitchhiking

O lugar que mais vi pessoas pedindo carona foi durante a Garden Route. É proibido e isso fica bem claro pela quantidade de placas na rodovia, porém muitas pessoas locais utilizam dessa prática. Geralmente a carona por aqui não é gratuita, ou seja, o motorista espera receber alguma graninha pela gentileza.

7. AVIÃO

cq5dam.web.1280.1280

Não há companhias de baixo custo por aqui, mas muitas vezes é possível encontrar voos baratos entre Joanesburgo – Port Elizabeth ou Cape Town – Joanesburgo, entre outros destino. Comprar com antecedência é uma certeza maior de encontrar preços bons. Utilizo muito o Skyscanner como ferramenta de busca.

8. ALUGUEL DE CARRO

rent a car

Alugar carro por aqui é barato, principalmente se você viaja em grupo. Sem contar que é a melhor maneira de conhecer os arredores, fazer a Garden Route e gerenciar seu próprio tempo. Então se você tem tempo, está em um grupo, essa pode ser a opção ideal para você!

Muitas empresas oferecem a possibilidade de pegar o carro em um local e deixar em outro. Eu aluguei o meu diretamente no aeroporto de Port Elizabeth e deixei no aeroporto de Cape Town, com a empresa Europcar, sem reserva antecipada. Geralmente reservar online sai mais barato e proporciona uma variedade de escolhas maior. Pesquise em todos os sites e agende a retirada.

Algumas das empresas por aqui:

9. BAZ BUS – GARDEN ROUTE

baz bus

Para fazer a Garden Route existe um serviço de porta em porta chamado Baz Bus, focado especificamente para mochileiros. Ideal para quem está viajando sozinho e quer conhecer pessoas durante o trajeto. Não é barato, mas é cômodo. Eles trabalham no sentido Durban – Cape Town e Cape Town – Durban. Existem inúmeras paradas entre esses trechos e você escolhe por onde quer começar. Dá para comprar o ticket para uma semana, quinze dias, enfim, você monta seu roteiro dentro dos horários e paradas que eles possuem.

O lance é que você deve agendar com antecedência o serviço e também se hospedar nos hostels que fazem parte do programa. Por exemplo, você está em Port Elizabeth e quer ir a Jeffreys Bay: agende esse trecho dois dias antes via e-mail ou telefone. Talvez haja exceções e você consiga agendar para o dia seguinte, mas geralmente funciona assim.

10. TREM

Screen-Shot-2014-06-19-at-8.01.50-am

Aqui em Cape Town tem um trem que vai para Stellenbosch e também para Simon’s Town, onde fica a praia dos pinguins, a famosa Boulder’s Beach. Com vários horários durante o dia você pode comprar seu ticket na hora. É seguro? Com quase dois meses aqui não escutei nenhuma reclamação, no entanto esteja sempre atento aos seus pertences. O trajeto é lento mas a vista é maravilhosa. Sente-se na janela e desfrute a paisagem a beira mar.

Confira aqui os horários

Há também a possibilidade de viajar de Cape Town a Joanesburgo de trem. São mais de 24 horas de viagem. Entretanto se você reservar com antecedência e conseguir uma cabine privada, a paisagem pode valer a pena! O trem é noturno mas chega em Joanesburgo em torno das 12 horas da manhã do dia seguinte.

E aí, alguma dúvida? Se sim, só comentar! Aliás, se você já veio e ficou sabendo de outra forma de locomoção…compartilha com gente!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *