BOLÍVIA - 15 DIAS EM ALTA MONTANHA,  VIAGEM

BOLÍVIA – CURSO DE ALTA MONTANHA – PARTE I

OH! Linda La Paz…rodeada de tanta beleza, que o povo simples não poderia mesmo parar de sorrir.

Para quem não viu o primeiro post, dá uma olhadinha aqui e confere uma geral dessa expedição. Nesse post vou relatar a parte de aclimatação na cidade de La Paz.

1º Dia – SÃO PAULO / LA PAZ – 3800m

2º Dia – ACLIMATAÇÃO E LOGÍSTICA EM LA PAZ – 3800m

3º Dia – ACLIMATAÇÃO EM LA PAZ – 3800m

Passamos quatro dias em La Paz. Ficamos hospedados no Hotel Sajama, com uma ótima localização no centro da cidade. Era bem próximo de restaurantes, farmácias, pizzarias e de todas as principais lojas de artigos esportivos.O café da manhã está incluso na diária e o almoço de segunda a sexta tem um valor bem barato, se não me engano são 17 bolivianos, mas bem simples também. Não existia opção vegetariana, mas deram um jeitinho, bastou pedir ovos mexidos, com arroz, batata frita e salada. Ah! Existe como entrada sempre sopa. Tomei sopa todos os dias nessa viagem.

DESTAQUES:

– Loja Tattoo, ótimos preços e produtos de boa qualidade. Vendem Black Diamond entre outras marcas boas. Comprei minha luva impermeável lá (depois que fiz o Chacaltaya, vi a necessidade de uma, muito frio).

– Pizzaria Mozarela ao lado do hotel. Muito boa e barata.

– Sabor Cubano Restaurante, sanduíches diversos e um ótimo Mojito. Descendo a mesma rua do Cubano tem um café/restaurante muito top com algumas opções de comidas vegetarianas e gostosas.

– Não peça por cappuccino. Em todos os lugares que fomos, nenhum servia aquele clássico cappuccino com chocolate. Todos pareciam leite com achocolatado.

– Em La Paz você pode ir a qualquer lugar de van. Apesar do trânsito ser muito caótico, eles se entendem.

– Existem muitos turistas europeus, principalmente franceses. Dá para entender o porquê, pois se La Paz já é bem barata para brasileiros, imagina para europeus que recebem em euros!!

– Para quem gosta. Ótimo local para comprar roupas de lã de Alpaca. Comparado aos valores no Brasil, são extremamente baratas.

– Carregue com você sempre uma garrafinha de água e beba nesse período de aclimatação no mínimo 4 litros de água por dia. É muito, eu sei, mas auxilia demais no desconforto causado pela altitude. La Paz fica a 3.600m.

– Caso você também vá para o refúgio na montanha depois, aproveite esses dias para comprar snacks (chocolate, salgadinhos, suco em pó, chá) o seu apetite muda muito com a altitude, e nunca se sabe o que seu corpo vai aceitar. Odeio suco em pó, mas foi o que me salvou na montanha, pois não conseguia mais beber só a água ou chá e tinha que me hidratar de todo o jeito.

Bar Cubano
Foto de Mateus Biesek

Sobre La Paz só posso definir em duas palavras: muito louca. Confira as fotos.

La Paz
Foto de Gustavo Huang
Foto de Tiago Melo
Foto de Tiago Melo
Foto de Tiago Melo
Foto de Tiago Melo
Foto de Tiago Melo
Foto de Tiago Melo
Foto de Tiago Melo
Foto de Tiago Melo

 

Quer receber mais sugestões sobre La Paz??? Comenta aqui…

 

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *