“A vida é um mistério, que somente nos é revelado pelos processos do Amor; quanto mais a gente ama, no quilate do Amor que nada pede, mais ficamos sabendo das coisas escondidas dos que desconhecem essa virtude por excelência.” São Francisco de Assis

Foi eu fechar os olhos para dormir que comecei a escutar passos na escada, vozes com intonação exclamatória e um sotaque, um sotaque…Brasil!! Era Brasil!! Estava escutando português e essas pessoas vinham em minha direção. A porta se abriu e três brasileiros entraram, duas mulheres e um homem, eram três irmãos vindos de Patos de Minas, interior de Minas Gerais: Dalminha, Olemar e Denise.

Só pensei: ‘Obrigada Mestres!’ Pois, por mais experiências que tenho com a abundância da vida, ainda sigo me surpreendendo. Nunca estive sozinha.

1º DIA – DOVADOLA A SAN VALENTINO

Distância: 21 km

Dificuldade: Média. O grande desafio do Caminho de Assisi é chegar até o destino final do dia. Isso porque durante a trilha não há nada, só natureza. Por isso prepare lanches e snacks e leve água suficiente para uma caminhada de 6 a 7 horas. No entanto o caminho é maravilhoso, toda a natureza ao redor vai tirar seu fôlego, assim como as subidas inclinadas desse primeiro trecho.

Marcação: Nesse primeiro dia a marcação para começar a trilha não é muito clara. Você deve voltar para o centro da cidade e virar a esquerda na avenida principal. Você vai passar por baixo de um pontilhão e seguir mais alguns metros, e a sua esquerda verá uma placa sinalizando o início do Caminho.

Refúgio: La Capannina. Não se esqueça de ligar no dia anterior para fazer sua reserva. Como esse Caminho não é muito movimentado a proprietária precisa saber com antecedência sobre sua chegada. Você pode ir atá a banca de jornal em Dovadola e pedir ao proprietário para fazer uma ligação local. Fiz gratuitamente!

O albergue é uma gracinha e o café e jantar estão inclusos no valor. O jantar foi um banquete, com muitas opções vegetarianas e um bom vinho. Me lembro da plantação de framboesas e das geléias orgânicas que eles próprios produzem. Ah! Tem um plus, a proprietária é brasileira.
Dovadola-sanvalentino

2º DIA – SAN VALENTINO – PREMILCUORE

Distância: 21 km

Dificuldade: Um pouco mais intenso. Aqui o Caminho já começa com suas subidas e descidas. Há uma pequena vila entre os dois destinos. Lembro que quando passamos não vimos nenhum ponto de comércio, só mesmo casinhas. Mas pode ser um ponto de reabastecimento de água.

Marcação: Precária em alguns trechos.

Refúgio: Refúgio do Caminho – Proprietária: Carla. Você também deverá ligar na noite anterior avisando da sua chegada. O refúgio é um apartamento que fica uns cinco minutos da vila. A casa da Carla é bem na entrada de Premilcuore, ao lado da placa da cidade. Se não encontra-la em casa procure ajuda na vendinha ao lado, a dona desse mercado fala muito bem inglês e foi extremamente solicita com nosso grupo.

O apartamento é bem equipado, dois quartos, cozinha, aquecedor e dois banheiros. Fizemos compras no mercado e cozinhamos nosso próprio jantar. Aproveitamos também para comprar frutas e pão para o dia seguinte. O apartamento ficou só para a gente e foi uma ótima noite de descanso.


marzanella-premilcuo

Ficou com dúvidas? Comenta. Aliás, se você quiser receber a planilha de custos desse Caminho no seu e-mail, comenta aqui me pedindo que mando para você! 

 

3 thoughts on “69º – CAMINHO DE ASSISI – PARTE I

  1. Carina tudo bem?
    Sou peregrina e fiz muitas caminhadas na Espanha.
    O ano passado fiz alguns tiramos de Vercelli a Lucca,na Itália.
    Gostaria de fazer o caminno di Assisi.
    É possível fazer sozinha?
    Um abraço
    Priscila

    1. Oi Priscila! Bom dia!
      Como você leu eu AMEI o Caminho de Assisi e acredito que você vai sentir o mesmo!! Não tem como: é maravilhoso.
      Se você tem experiência em trekking é possível fazer sozinha sim.
      Acredito que durante a primavera e verão o clima é melhor. Eu peguei muita chuva e nevoeiro durante o Outono.
      O lance é que quando você começa a caminhada do dia você tem que terminar, tem que chegar no seu destino final. Em muitos trechos não existem vilas nem nada. Não tem ônibus que você pode pular trechos!!
      Mas se você tem experiência, paciência, um mapa e informação, você vai se divertir e se encantar!
      Bom caminho
      Ah! Estou terminando a planilha do Caminho, se você quiser te mando por e-mail. Me avisa!
      Bjos
      Carina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *