Essa é uma das perguntas que mais recebo: como começar a meditar?

Primeiro adianto que o que descrevo aqui é baseado na minha experiência. Quero compartilhar como foi que eu comecei a meditar. Não tenho conhecimento técnico, religioso ou científico para argumentar os benefícios dessa prática, e muito menos ditar qual técnica a ser seguida. A intenção desse post é mostrar que basta dar o primeiro passo, pois acredito que se você está procurando pela meditação, a meditação também está procurando por você.

1 º PASSO – DECIDIR

Ashana-Lian-Fantasy-Anarchy-James-Treadwell-shore-dark-gloomy-fog-sea-ocean-man-stand-Scott-Pralinsky-Life-Guide-Coach-Writers-Blog

A primeira vez que conheci a meditação foi em uma Cia de Dança que participava em São Paulo. Nela todos os bailarinos meditavam juntos, em círculo, antes de iniciar as aulas e ensaios do dia. Nessa época a meditação para mim era mais uma obrigação do que um prazer, e a sensação de incomodo físico e mental, com pensamentos borbulhando, estava sempre presente.

No entanto foi nesse primeiro contato que tive a oportunidade de aprender sobre a posição correta, e com a ‘obrigação’ de praticar diariamente pude habituar meu corpo a uma quietude prolongada. Quando sai da companhia, meses depois, segui praticando sozinha esporadicamente, sentava em lótus por 5 a 10 minutos, contados no cronometro do celular,  no entanto só praticava quando me sentia perdida, confusa, ansiosa ou queria me concentrar para executar algum trabalho.

Porém foi  só quando eu realmente decidi praticar que a meditação em pouco tempo me encontrou. Ou seja, quer meditar, medite. Não espere encontrar a técnica correta, o guru ou o passo a passo perfeito. Simplesmente decida começar hoje e FAÇA.

2º ESCOLHA UM LOCAL

12031515_772307326211721_9132089126716035129_o

Por mais que a foto acima seja em um templo, mas precisamente no Templo Zen Shobogenji  em Capilla del Monte, Argentina, não é preciso um jardim zen, um templo ou uma sala especial, comece em casa.

Selecione um cantinho mais reservado, onde há pouco ou quase nenhum fluxo de pessoas. Pegue algumas almofadas ou travesseiros e os posicione no chão à uma altura confortável para você, na qual o seu quadril fique levemente mais alto que os joelhos e esses possam confortavelmente, sem esforço, encostar no chão. Coloque um tapete ou algo macio abaixo, assim seus tornozelos e joelhos ficam protegidos do frio e rigidez do solo (como na foto).

Após meditar, se sentiu que o local escolhido foi harmonioso para a sua prática, mantenha-o durante os dias seguintes, assim você vai construindo seu espaço energético.

3º SOBRE A POSTURA

meditation-poses

Existem diferentes tipos de técnicas, posturas, posições, respirações, entre outras informações. Porém acredito que meditar é do ser humano e experimentando a gente se encontra.

Foque em encontrar uma postura confortável que mantenha a coluna verticalmente alinhada, como uma conexão entre o céu e a terra. Posicione a perna direita na frente, palmas das mãos voltadas para cima ou mãos em círculo com a direita abaixo da esquerda e os dedões levemente se tocando. Os braços e ombros devem estar relaxados, como na foto.

4º DETERMINE O TEMPO E UM HORÁRIO DIÁRIO

No começo, o tempo pode passar lentamente e para que você não desista fácil defina quantos minutos ficará na posição. Comece com 5 minutos e depois vá evoluindo para ficar mais e mais tempo.

Dica: coloque o celular para despertar após o tempo de meditação definido, assim sua mente não sabota a prática enviando pensamentos como: ‘Será que já deu o tempo?’

O melhor horário para meditar é no intervalo das 5h às 9h da manhã. Crie o hábito de meditar antes de sair de casa e sinta depois os benefícios de começar seu dia equilibrado.

Lembre-se que a meditação é algo natural do ser humano, não precisa ansiedade ou rigidez, permita experimentar o silêncio e deixar que ele aos poucos flua na meditação.

5º COM MÚSICA OU SEM MÚSICA?

Quando comecei por 5 minutos, praticava sem música e depois com o aumentar do tempo optei por adicionar. Isso vai muito da técnica da meditação escolhida.

Hoje pratico às vezes com música e outras sem. Mas deixo aqui uma sugestão:

6º DISCIPLINA

Escuto de um grande mentor que meditar é como escovar os dentes, tomar banho e ir ao banheiro, ou seja, uma prática orgânica, natural e diária. No entanto por hábito ocidental da nossa sociedade não estamos acostumados. Portanto desprenda atenção e disciplina para praticar diariamente e verá que depois naturalmente seu corpo pedirá por esse momento diário de silêncio.

Não desista nos primeiros dias, siga praticando e acredite, todo mundo pode meditar.

Deixo aqui um vídeo que adorei do ‘O lugar’  no qual o Lama Padma Samten explica em passo a passo, bem simples, como começar.

 

Então, vamos? Se deseja meditar, MEDITE! Só assim caminhando nesse caminho…o caminho te encontra.

 

 

 

2 thoughts on “Como começar a MEDITAR?

  1. Muito e simples , vou começar, vou usar a paz do meu sítio e também a praia que moro. Parabéns pelo seu post.
    Grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *