BOLÍVIA - 15 DIAS EM ALTA MONTANHA,  VIAGEM

VACINA BOLÍVIA

 

E está chegando a viagem para Bolívia. Faltam só duas semanas!!! Tudo preparado: equipamentos, vacina e outras coisas. Vou descrever aqui para vocês dicas de como fiz.

O Certificado Internacional de Vacinação (CIV) é um documento obrigatório para o ingresso em diversos países, que tais como o Brasil, são signatários do Regulamento Sanitário Internacional (RSI). Essa exigência no Brasil respalda-se no Decreto nº 87, de 15de abril de 1991, na Portaria SNS 28, de 27 de abril de 1993 e na Portaria nº 1.986, de 25 de outubro de 2001. Instrumentos legais que estão em conformidade com o Regulamento Sanitário Internacional (RSI).
.
O CIV certifica a vacinação contra a febre amarela. Sua apresentação tem sido uma exigência para os viajantes que se deslocam de países com ocorrência da doença (PDF) para países com infestação pelo Aedes aegypti que adotam essa medida (países que exigem o Certificado). Uma pessoa estará protegida contra febre amarela se vacinada no prazo mínimo de 10 dias antes da viagem, no caso da primeira vacinação. Pessoas já vacinadas precisam apenas de um reforço e a imunidade é considerada imediata. A validade do certificado é determinada pelo período de proteção da vacina, ou seja, 10 dias após o registro da primeira vacinação e imediatamente na revacinação.

A FONTE dessas informações encontrei nesse site, chamado BrasilBolivia.

ONDE SE VACINAR: Em qualquer posto de saúde da sua cidade. É GRATUITA e tem validade de 10 anos. Se atente em pegar todas as informações necessárias para retirar o certificado internacional depois. Descrevi logo abaixo.

No posto de saúde você vai ter uma carteira de vacinação nacional. Porém para a viagem, você precisa retirar a CIV, Certificado Internacional de Vacinação e o procedimento é simples.

ONDE RETIRAR O CIV: em um posto da ANVISA, que fica nos principais aeroportos do Brasil. Verifique aqui alguns pontos. Ou em algumas cidades existe a Central da VacinaEu fiz o meu CIV em Ribeirão Preto, nessa central mesmo. Fica na na Rua Antonio Soares Castilho, nº 23-no Bairro Jardim Antártica.

ORIENTAÇÕES:

1. Mandar um e-mail para civribeirao@saude.pmrp.com.br pedindo o agendamento de uma horário. Eles atendem das 8h às 18h.

2. Aguardar o e-mail de confirmação do horário e de instruções. As quais são:

  • Realizar cadastro prévio no site da ANVISA (http://www.anvisa.gov.br/viajante), sem esse cadastro não será possível atendê-lo;
  • Trazer documento original com foto (o mesmo cadastrado no site da ANVISA) e CPF;
  • Trazer carteira de vacinação expedida por órgão público ou particular que tenham cadastro no CNES e Coordenação de Portos, Aeroportos e Fronteira, preenchida de forma legível, com as seguintes informações:
  1. Nome do vacinador;
  2. Assinatura e número do COREN do vacinador;
  3. Data da vacinação da Febre Amarela (validade de 10 anos);
  4. Número do lote ;
  5. Identificação da Unidade de Saúde e (CNES);
  6. A carteira de vacinação deve estar em dia com todas as vacinas disponíveis pelo Programa Nacional de Imunização (PNI);
  • O certificado é emitido na presença da pessoa, no caso de crianças, se foi ela quem assinou o passaporte, deverá estar presente para assinar o certificado.
  • A assinatura no Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia deverá ser igual a assinatura do Passaporte, para os países onde não é  necessário Passaporte a assinatura no Certificado deverá ser igual a do RG.

IMPORTANTE: A Central da Vacina de Ribeirão Preto estará atendendo moradores de outras cidades apenas até AGOSTO. Depois desse período, somente moradores da cidade poderão utilizar esse local, mediante a apresentação do comprovante de residência.

Tive essa informação quando fui fazer o meu. A explicação é que muitas cidades que poderiam fazer também esse trabalho, não querem ter a responsabilidade de emitir o documento, sobrecarregando assim a unidade de Ribeirão Preto, prejudicando os moradores que não conseguem agendar horário e precisam utilizar os pontos da ANVISA nos aeroportos.

Carteira Internacional

Quer ir para o Bolívia também e ainda ficou com dúvidas??? Entre em contato, comente e participe!!!!

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *