AUTOCONHECIMENTO,  DICAS

Descubra 5 benefícios de manter contato com a natureza

A vida moderna proporciona cada vez mais mordomias e facilidades, isso é fato. No entanto, existem benefícios que apenas o contato com a natureza pode nos garantir.

Com a correria do dia a dia, é fácil nos esquecermos desses presentes da natureza — e de que nós, seres humanos, somos apenas mais uma parte integrante dela. Assim, manter esse elo sempre em sintonia pode fazer um bem enorme não só ao nosso corpo e mente, mas também ao nosso planeta.

Então, quer saber quais são esses benefícios e como começar a se reconectar o quanto antes? Continue lendo e confira 5 dicas!

O que a ciência comprova

Um estudo conduzido pela University of Derby and The Wildlife Trusts analisou pessoas comuns que se comprometeram a realizar alguma tarefa diária em meio à natureza. Como resultado, foi observada uma melhora significativa na forma como essas pessoas se sentiam, em relação ao início das atividades. Segundo Lucy McRobert, gerente de assuntos da natureza do The Wildlife Trusts:

Intuitivamente, sabíamos que a natureza era boa para nós como seres humanos, mas os resultados foram além de brilhantes.

A conclusão foi de que, ao passarmos mais tempo em um ambiente natural e sem tanta exposição à poluição ou horários pré-definidos, além dos benefícios intrínsecos a isso podemos experimentar outros, como a liberação de serotonina, responsável pela sensação de felicidade e bem-estar.

Os benefícios do contato com a natureza

Agora, vejamos quais são os 5 maiores benefícios que o contato com a natureza pode nos proporcionar!

1. Ativação da vitamina D

A exposição moderada à luz do sol ativa a vitamina D, que é uma grande aliada da saúde dos nossos ossos e dentes, porque melhora a absorção de cálcio pelo organismo. Além disso, ela relaxa os vasos sanguíneos, o que também melhora a circulação e a pressão arterial, de modo geral.

2. Combate a inflamações

Com a vitamina D ativada e os primeiros benefícios observados, podemos citar ainda outra consequência positiva da exposição ao sol: o combate às inflamações e a diminuição do risco de câncer. É importante ressaltar, contudo, que essa exposição precisa ser cautelosa.

Respeite sempre os horários recomendados pelos médicos — antes das 10 h e depois das 16 h — além de proteger adequadamente a sua pele (com o filtro solar) e os seus olhos (com óculos escuros), combinado?

3. Melhora do sono

O sol também é o responsável por regular o nosso relógio biológico — ou seja, se você tem problemas para dormir ou acordar, o contato diário com a natureza poderá lhe ajudar. Como consequência, você aproveita uma diminuição do estresse e um aumento da concentração e da sua saúde mental.

4. Diminuição do estresse

Passamos muito tempo correndo para finalizar nossas tarefas, pensando no dia de ontem e no de amanhã, sem trégua, esgotando nosso corpo e nossa mente. Em algum momento, porém, é preciso parar e recuperar as energias — e não há jeito melhor de fazer isso do que entrar em comunhão com a natureza!

5. Facilitação do autoconhecimento

Além de carregar aquela sensação de liberdade, esse contato com o ambiente fora do ritmo do dia a dia auxilia também o nosso autoconhecimento. Afinal, observando o ciclo natural dos vegetais, dos animais e da água e conhecendo outras paisagens incríveis, podemos ir além e entendermos a nós mesmos, como parte de um todo maior.

Enfim, esses são apenas alguns dos benefícios que posso citar aqui. Pode até parecer muito bom para ser verdade, mas saiba que o contato com a natureza traz mesmo paz, saúde e qualidade de vida, há muitos estudos corroborando essa ideia. Pense nisso!

Então, gostou das dicas? Agora, aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais e me ajude a espalhar essa ideia pelo mundo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.