CAMINHO DA FÉ

Como se preparar para uma peregrinação no Caminho da Fé

Decidiu fazer uma peregrinação no Caminho da Fé, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, eu já passei por isso. Verdade seja dita, uma viagem começa muito antes do primeiro passo e, sendo assim, requer um planejamento e uma preparação. 

Você sabe por qual cidade vai começar? Sabe onde buscar por informações? Descobriu como adquirir sua credencial? Tem certeza do porquê vai empreender essa jornada? Tem ideia de como carregar seu dinheiro? Bom, se você respondeu “não” para qualquer uma dessas perguntas, continue lendo e descubra as 5 coisas que você precisa fazer antes de peregrinar no Caminho da Fé.

1. Organize seu roteiro de peregrinação pelo Caminho da Fé

A primeira coisa a fazer é decidir quando você vai percorrer a peregrinação do Caminho da Fé. Sabemos que as estações do ano no Brasil não são extremamente definidas e, muitas vezes, o outono pode se parecer com o verão. No entanto, a região de Campos do Jordão, onde a altitude chega a 1820 metros, sempre apresenta um clima mais frio. Dessa forma, durante o inverno, a região pode se tornar mais desafiadora, com longos trechos de nevoeiro.

A segunda coisa que deve ser feita é uma planilha do seu trajeto. Quer saber como fazer? Fácil, escolha qual será seu ramal de saída – clique aqui para saber quais as opções – e em seguida organize uma lista das cidades nas quais você vai passar durante a caminhada. Observe este exemplo:

Perceba que nesta planilha eu descrevi a quantidade de kms a serem percorridos a cada dia e sinalizei a cidade da qual parti, assim como, a qual planejei chegar no final do dia. Ou seja, construindo seu roteiro desta maneira você será capaz de calcular quanto tempo precisa para percorrer todo o caminho, bem como qual deverá ser sua preparação física. Isso porque, andar 20 km por dia é muito diferente de caminhar 40 km.

2. Busque por informações sobre o trajeto de peregrinação do Caminho da Fé

Neste blog você encontrará muitas informações sobre o Caminho da Fé. Aliás, eu mesma percorri o Caminho da Fé no ano de 2015, saindo do ramal de Mococa-SP e, depois, em 2019 até os dias de hoje, guiando grupos. Portanto, se você ainda não viu os outros posts sobre essa peregrinação, clique aqui e confira esse brilhante conteúdo.

Outra fonte de informação para seu planejamento é o nosso canal no YouTube. Preparamos por lá um conteúdo muito visual e rápido de ser consumido. 

A Associação dos Peregrinos do Caminho da Fé possui um site oficial repleto de conteúdos relevantes. Por lá você terá acesso as informações sobre os ramais de saída, os roteiros de cada cidade, as novidades de parcerias, os depoimentos de outros peregrinos e muito mais.

Agora, se você quer interagir com outros peregrinos e trocar informações, sua fonte de pesquisa deve ser os grupos no Facebook. Por lá, além de descobrir o que atual está acontecendo no Caminho da Fé, você pode conhecer outras pessoas que planejam iniciar o percurso no mesmo período que você e, quem sabe, arrumar uma companhia para sua peregrinação.

Indicamos esses dois grupos:

. Caminho da Fé;

. Associação Amigos do Caminho da Fé.

3. Adquira sua credencial do peregrino

Mas Cá, o que é a credencial do peregrino? A credencial do peregrino é o documento oficial que dá acesso a hospedagem e, posteriormente, ao certificado Mariano – certificado de conclusão do Caminho da Fé. Para ganhar essa certificação você tem que percorrer pelo menos os últimos 100 km.

As credencias estão sempre disponíveis nos ramais de saída. No entanto, entre antes em contato por telefone e confirme se o estabelecimento tem o documento para venda. Quando fiz a caminhada, saindo de Mococa-SP, o hotel cadastrado pela Associação do Caminho da Fé não tinha o documento. Sendo assim, carimbei em um pedaço de papel e só consegui comprar a credencial em Águas da Prata – cidade sede da Associação do Caminho da Fé. 

4. Planeje-se financeiramente

Devo carregar uma quantia grande de dinheiro ou sacar conforme avanço no Caminho? Os dois. Até porque a grande maioria das pousadas e albergues não aceitam cartão. Sendo assim, você deve levar uma quantia de dinheiro com você, bem como um cartão para sacar conforme avança no trajeto à Aparecida.

Certifique-se de que seu banco está presente nas cidades do roteiro e sinalize em sua planilha onde poderá realizar os saques. Desta forma, você ficará tranquilo e terá a certeza de poder retirar dinheiro de tempos em tempos, não correndo o risco de ser pego desprevenido.

5. Defina seu propósito

Por que você decidiu percorrer o Caminho da Fé? O que te motiva? É pelo exercício físico, pela religiosidade, pela espiritualidade, pela troca cultural ou pelo desafio? Enfim, seja qual for sua motivação é muito importante estar consciente dela não só na cabeça mas, principalmente, no seu coração.

Digo isso porque completar uma peregrinação no Caminho da Fé não é fácil. Você vai sentir o corpo doer, os pés ficarão machucados, você testará seus limites e enfrentará adversidades. Entretanto, se o seu propósito for muito claro, nada vai te impedir de concluir o objetivo. 

Entendido?

Saber o que se deve fazer antes de ir para o Caminho da Fé é, de certa forma, começar a viagem antes mesmo de dar o primeiro passo. Lembre-se que uma boa preparação pode fazer da sua experiência ainda mais agradável e transformadora. O caminho está traçado, agora basta colocar tudo em prática com consciência e sabedoria.

Gostou do post e quer saber ainda mais sobre mim e sobre este projeto cheio de propósito que é a Natrilhas? Então, siga meus perfis no FacebookInstagramYouTube e Pinterest.

56 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.