CAMINHO DE CARAVAGGIO

Caminhos de Caravaggio | 5 infos para o peregrino iniciante

Para que uma viagem de autoconhecimento, como a peregrinação pelo Caminhos de Caravaggio, seja transformadora, ela deve ser vivida de maneira intensa. No entanto, intensidade não é sinônimo de sofrimento ou dor, mas sim um estado de presença, de tranquilidade e de adaptação.

Por certo, para realizar uma peregrinação acima de 200 km, como é o trajeto no Rio Grande do Sul, o peregrino iniciante precisa saber de algumas informações. Ainda mais, porque o Caminhos de Caravaggio é uma rota nova e pouco conhecida.

Desse modo, para te ajudar nessa expedição de autoconhecimento e espiritualidade, listei 5 dicas incríveis que farão da sua jornada uma experiência de sucesso. Quer descobrir? Continue lendo este post.

1. Como chegar ao ponto de início do Caminhos de Caravaggio?

A principio, você pode fazer essa peregrinação em ambos os sentidos, ou seja, de Canela a Farroupilha, ou de Farroupilha a Canela. Porém, como a rota que parte de Canela é a mais percorrida, vou focar nela neste post.

Via Porto Alegre

Esta opção é a mais recomendada, pois há vários horários e opções de transportes seguros, confortáveis e sem trechos de muito trânsito.

Avião e ônibus – voo até o aeroporto de Porto Alegre. De lá, a companhia Citral, que possui um guichê bem ao lado da área de desembarque, oferece uma ampla grade de horários de ônibus até a rodoviária de Canela.

Avião e transfer – voo até o aeroporto de Porto Alegre. De lá, a companhia Brocker Turismo, que também possui um guichê na área de desembarque, oferece opções de transfer a Canela, aliada a um passeio turístico na região.

Via Caxias do Sul

O Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, é de pequeno porte, mas empresas como Azul e Gol têm voos frequentes para o lugar.

Quem quiser chegar a Canela tem nesse aeroporto uma de suas opções, principalmente porque fica a apenas 77 km de distância da cidade. Por causa das tarifas praticadas pelas companhias, muitas vezes vale mais a pena utilizar o aeroporto da capital gaúcha do que um aeroporto do interior. 

De lá, há opções de ônibus ou transfer até Canela.

2. Onde se hospedar em Canela?

Apesar da imensa variedade de pousadas e hotéis, na cidade de Canela, nem todas as opções são boas para peregrinos. Isso porque, o caminhante tem duas importantes necessidades: tomar o café da manhã cedo e ficar próximo ao ponto de saída do Caminho de Caravaggio.

Por essas razões, indicamos a Pousada das Araucária. É um ambiente tranquilo e familiar que entende as necessidades dos peregrinos. Além disso, fica próxima do Centro de Informações Turísticas e da Catedral de Pedra (principal atração da cidade).

3. Quantos dias para percorrer o Caminhos de Caravaggio?

Por ser um percurso de 200 km, reservar entre 8 a 10 dias é a melhor opção. Porém, adianto que se você gosta de parar nas cidades e fazer dias de turismo, ficar 10 ou mais dias será mais agradável.

Entretanto, se você gosta de manter o ritmo na caminhada e ainda aproveitar o trajeto e as noites na cidade, 8 dias é a opção ideal.

4. Onde retirar a credencial do peregrino?

No início do trajeto, o peregrino recebe uma credencial que é carimbada em cada parada para comprovar o percurso percorrido. Ao final da jornada, ele recebe um certificado que exalta os 200 quilômetros do Caminhos de Caravaggio.

Dessa forma, o peregrino pode retirar a credencial na Central de Informações Turísticas de Canela no horário das 8h às 19h.

Há também uma forma de pegar o Guia Oficial do Peregrino ou baixar o arquivo digital  no site oficial.

5. Fazer o Caminhos de Caravaggio sozinho ou acompanhado?

Se você é um peregrino iniciante, indico que vá acompanhado. Isso porque, o Caminhos de Caravaggio é uma rota nova e ainda pouco divulgada.

Apesar de ser seguro e muito bem demarcado, o peregrino iniciante pode se sentir muito sozinho durante o trajeto. Eu, por exemplo, quando fiz esta peregrinação, em dezembro de 2020, caminhei em solitário por longos trechos. Desse modo, se não conhecesse meu próprio corpo, tendo consciência da quilometragem que suporto e a quantidade de água e comida que consumo, teria me sentido muito insegura.

Portanto, se você se encaixa nesse perfil iniciante, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail: natrilhas@natrilhas.com.br

O Caminhos de Caravaggio faz parte da nossa agenda de peregrinação em grupo e já temos datas com inscrições abertas. Bora viver uma experiência enriquecedora?

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.