CAMINHO DE SANTIAGO

Como chegar ao início do Caminho de Santiago

Um ditado popular diz que o “Caminho de Santiago começa na porta da sua casa”. Sendo assim, a partir do momento em que se sai em viagem para percorrer a rota milenar, o sentido do Caminho já começa a ser percebido. Porém, todo mundo quer saber: onde começa o Caminho de Santiago?

Como já expliquei em um outro post, há inúmeras rotas que têm como destino final a cidade de Santiago de Compostela. No entanto, o Caminho Francês, a rota mais conhecida de todas, é o que vou abordar hoje.

Já adianto que o peregrino vai precisar de bastante planejamento e atenção para alcançar o ponto de início desse Caminho. Portanto, separei 3 opções de acesso para te ajudar nessa jornada. Quer descobrir qual a melhor para você? Continue lendo este post.

Rota francesa do Caminho de Santiago

O Caminho Francês é a rota mais antiga e transitada do Caminho de Santiago. De fato, há documentos datados de 1135 sobre este percurso jacobeu. 

Essa rota do Caminho de Santiago tem início em Saint Jean Pied Port, cidade situada no sul da França, próxima a fronteira com a Espanha. No total, o trajeto possuí uma distância de 800 km e pode ser percorrido entre 30 a 34 dias.

Se você optar por essa rota, saiba que não há voos diretos para Saint Jean Pied Port. Portanto, sugiro que passe uma ou duas noites em grandes capitais como Paris, Londres ou Madri. Desse modo, sua trajetória até a pequena e charmosa cidade, será mais tranquila.

Opção 1 – Via Londres

O peregrino vai sair de São Paulo (ou outra grande capital no Brasil) e pegar um voo até Londres. De lá, poderá comprar outro voo, utilizando companhias aéreas de baixo custo, como a Ryanair, para Biarritz.

Biarritz é uma belíssima cidade litorânea, a uma hora de trem de Saint Jean Pied Port. Do aeroporto de Biarritz, de hora em hora, partem ônibus para a estação Bayonne. Desse local, é possível comprar o tíquete de trem para a cidade de início do Caminho de Santiago.

Esse é o trajeto mais rápido e mais barato. Se comprada com antecedência, a passagem para o trecho Londres-Biarritz pode ter um bom descanso. No entanto, a grande desvantagem é que a viagem não oferece atrativos visuais.

Powered by Rock Convert

Opção 2 – Via Paris

Se você gosta de belas paisagens, esta é uma boa opção de viagem. A começar pela capital francesa, cuja beleza dispensa qualquer comentário, o trajeto oferece uma inesquecível e melancólica viagem de trem.

Saindo do Brasil a Paris, o peregrino vai pegar um trem na charmosa estação Paris-Montparnasse, inaugurada em 1840, até a estação Bayonne, em Biarritz. Dessa maneira, no total, o caminhante vai percorrer de trem um trajeto que vai durar cerca de oito horas.

Os tíquetes da Paris-Montparnasse para Bayonne e depois da conexão ate Saint Jean Pied Port podem ser adquiridos no site da Rail Europe.

Dica: a primeira estação de trem fica a vinte minutos da Torre Eiffel que, com certeza, vale uma visita. O acesso ao ponto turístico pode ser feito via metrô.

Opção 3 – Via Madri

Este é um trecho bastante utilizado por peregrinos que preferem não enfrentar problemas com os idiomas inglês e francês, necessários nas duas opções anteriores.

Depois de chegar em Pamplona, em um voo que faz conexão em Madri, é preciso tomar im ônibus até Saint Jean Pied Port. Atualmente, existe uma empresa que faz o trajeto, Pamplona – Saint Jean, direto. No entanto, se não encontrar passagem, existem vários ônibus que vão até Roncesvalles. Dessa forma, o peregrino pode pegar um táxi ou van até a cidade de início do Caminho de Santiago.

A desvantagem desse trajeto é a duração da viagem para atingir o começo da rota. De fato, você acaba andando para trás, ou seja, faz de ônibus um trajeto que fará depois a pé.

Importante destacar que a rota de ônibus é feita em uma estrada repleta de curvas. Portanto, se você fica enjoado nesse tipo de viagem, prepare-se!

Quer saber mais sobre o Caminho de Santiago?

Então, essas foram as três vias sugeridas para alcançar o ponto de início do Caminho de Santiago. De Londres a Paris e a Madri, pudemos conhecer e entender como se planejar para começar essa tão desafiadora peregrinação.

Quer saber mais sobre o assunto? Inscreva-se no nosso canal do YouTube para acessar mais conteúdos como este!

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.