CAMINHO DE SANTIAGO,  PEREGRINAÇÕES

Os caminhos que te levam a Santiago de Compostela

Engana-se quem pensa que há apenas um Caminho de Santiago de Compostela. Embora o Caminho Francês, que sai de Saint Jean Pied Port, seja o mais tradicional, existem inúmeras outras rotas que vêm ganhando adeptos nos últimos anos.

Depois da Via Francigena, que tem como destino Roma e Jerusalém, as rotas que levam o peregrino até a Basílica de Santiago de Compostela foram as mais percorridas durante a Idade Média. Hoje em dia, no entanto, a peregrinação jacobina tomou o primeiro lugar da lista de peregrinações.

Neste post, vou abordar seis rotas que levam o peregrino a Santiago de Compostela. Então, se você tem interesse em percorrer a mais famosa peregrinação do mundo, continue lendo.

Como peregrinar a Santiago de Compostela

As rotas podem ser feitas de acordo com a sua preferência disponibilidade e você começa e termina aonde quiser. Portanto, não há um ponto de partida único, na verdade, são vários inícios que oferecem diferentes experiências.

No entanto, vale ressaltar que os peregrinos que percorrem pelo menos 100 km a pé ou 200 km de bicicleta têm direito a Compostela – certificado que registra sua peregrinação a Santiago de Compostela.

Via Podiensis

Le Puy-en-Velay é uma pequena cidade, localizada ao sul da França, de onde partem muitos peregrinos naturais de países como Suíça, Áustria e Alemanha. Por ser pouco difundido entre os países latinos, por consequência, há poucas pessoas dessa origem nesse caminho.

A princípio, o peregrino consegue percorrer o trajeto, cuja rota até Santiago de Compostela soma 736 km, em cerca de 30 dias de caminhada.

Caminho Aragonês

Somport é a cidade de onde partem os peregrinos que optaram por esse caminho, cuja rota até Santiago de Compostela soma 970 km. Um dos portos fortes dessa rota, que passa por vales fluviais e regiões montanhosas, beirando ainda o Rio Aragon, é a variedade da paisagem.

É importante ressaltar que a Via Podiensis, o Caminho Aragonês e o Caminho Francês se cruzam na Espanha, na belíssima cidade de Puente la Reina. 

Via de la Plata

O Caminho da Prata ou Via de la Plata é uma das rotas mais compridas do Caminho de Santiago. O trajeto parte da cidade de Sevilha, na Espanha, e possui 960 km. É uma rota que vai do sul ao norte do país e é caraterizada por estar muito bem assinalada

Aliás, a circulação é cómoda para o peregrino e é pouco provável que se desvie do seu percurso. Porém, durante o verão, o trajeto pode ser intenso e desafiador, visto que há longos trechos sem sombra.

Powered by Rock Convert

Em média, um peregrino bem condicionado, consegue percorrer esse trajeto em 38 dias. Desfrutando da beleza da região e da cultura do país, tendo, de fato, a oportunidade de conhecer a diferenças entre a região norte e a sul da Espanha. 

Caminho Primitivo

O Caminho Primitivo de Santiago inicia em Oviedo, a capital das Astúrias, no norte da Espanha. Em 2015 foi reconhecido, juntamente com o Caminho do Norte, como Património da Humanidade pela UNESCO. Neste percurso, o peregrino gozará de magníficas paisagens, enquanto atravessa os 313 km entre as montanhas das Astúrias para chegar à Galiza. Em média, este trajeto pode ser percorrido em 14 dias de caminhada.

O Caminho Primitivo de Santiago é o primeiro itinerário de peregrinação, o mais antigo. É o Caminho através do que começaram as peregrinações para Santiago de Compostela no século IX, após o descobrimento dos restos do Apóstolo Santiago. 

Já na Galiza, na vila de Melide, a 55 km de Santiago, este percurso converge com o Caminho Francês, e continua até Santiago de Compostela por três etapas mais.

Caminho do Norte

O Caminho do Norte, como diz o próprio nome, percorre a costa do Norte da Espanha. A viagem começa em Urquera e, por todo o trajeto, o peregrino poderá degustar do que há de melhor na gastronomia espanhola. De fato, um dos pontos fortes dessa rota é a excelente culinária que se encontra no percurso.

O Caminho do Norte, também chamado Caminho da Costa, possui 824 km e pode ser percorrido, em média, em 34 dias. A rota começou a receber peregrinos e devotos de Santiago a partir do século IX, coincidindo com a descoberta do túmulo do Apóstolo Santiago o Maior. É um dos caminhos com mais história, juntamente com o Caminho Francês, mas, embora não esteja comprovado, deduz-se que o Francês tem mais antiguidade pois é menos complexo do que o nortenho.

Caminho Português

O Caminho Português ou Caminho Central Português é o segundo itinerário mais popular do Caminho de Santiago, sendo o primeiro o Caminho Francês. É uma rota de 620 km, que pode ser percorrida em torno de 25 dias. 

De fato, é uma rota ideal para as pessoas que quiserem viver uma experiência diferente, enquanto conhecem as culturas portuguesa e galega. O ponto de saída está marcado na Igreja de Santiago e na Sé Catedral da capital de Portugal, Lisboa, e o percurso continua até chegar à Praça do Obradoiro em Santiago de Compostela. 

Nele não há travessias muitos difíceis, nem fortes desníveis, como acontece no Caminho Francês. No entanto, está carregado de história milenária e discorre por formosas paisagens naturais, entre arvorados, pontes medievais, cruzeiros, rios… Historicamente foi uma importante rota cultural e comercial, e como verá quando faça o seu Caminho, não apenas a devoção, mas as relações sociais, econômicas e culturais movem os peregrinos neste rumo.

Como saber mais sobre os caminhos de Santiago de Compostela

Enfim, espero que, com este texto, você tenha se inspirado a buscar uma experiência de peregrinação rumo a Santiago de Compostela. As experiências vividas e a maturidade pessoal e espiritual adquiridas ao longo dos dias na estrada são os maiores benefícios de uma jornada como essa. Tenho certeza que será extremamente gratificante!

Gostou da leitura? Então, se inscreva em nosso canal do YouTube e confira as possibilidades para a sua próxima jornada de descobertas e vivências intensas pelo Caminho de Santiago de Compostela!

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.