CAMINHO DE SANTIAGO,  PEREGRINAÇÕES

Caminho de Santiago de Compostela | Lendas e Mitos

O Caminho de Santiago de Compostela tornou-se conhecido no século IX, logo depois dos restos mortais do apóstolo Tiago terem sido encontrados. No local de sua sepultura, mais tarde, foi erguida a Catedral de Santiago de Compostela. Basílica que hoje é destino e sonho de milhares de peregrinos de todo o mundo.

O apóstolo, que nos textos em latim é citado como Iacobus, leva outros nomes em diferentes idiomas. Em inglês, por exemplo, é chamado de Saint James. Em Francês é conhecido por Saint Jacques. Já pelos hispânicos, o santo leva o nome de Santiago e, pelos portugueses e brasileiros, simplesmente São Tiago. Mas o que Tiago tem a ver com um caminho que cruza o norte da Espanha? Leia este post até o final para compreender.

Diz a lenda…

Logo após a ressureição de cristo, o apóstolo teria iniciado uma peregrinação em território ibérico. O objetivo dele era levar os ensinamentos de Jesus ao povo daquela região. De acordo com o cristianismo, Tiago foi o discípulo que mais longe teria ido para levar a palavra sagrada. Bem como, o único apóstolo a ter sua morte relatada na Bíblia.

Conta-se que, depois de ter passado por regiões de Portugal e Espanha, Tiago decide voltar a Jerusalém. Isso porque, sua missão de “catequizar” o povo ibérico não surtira o êxito esperado. Ao retornar a sua terra, ele tem sua morte decretada por Herodes Agripa I, rei da Judeia. Pouco tempo depois, acaba sendo decapitado.

A tradição da Igreja relata…

O apóstolo teria sido colocado em uma arca de pedra e levado para a região da Galícia. Os responsáveis pelo trajeto do corpo foram dois de seus discípulos, que sempre o acompanharam nas peregrinações.

A lenda do Caminho de Santiago de Compostela, segue com o momento da descoberta do corpo do apóstolo por um ermitão. Dizem que ele avistou uma chuva estrelada e, seguindo a luz, encontrou três sepulturas. Nesta exata região, hoje conhecida como Santiago de Compostela, foi construída a igreja hoje tão famosa.

Uma das tumbas pertencia a Tiago, contendo inclusive inscrições em sua lateral, que descreviam a história do apóstolo. As outras duas sepulturas seriam, provavelmente, dos dois discípulos de Tiago, responsáveis pelo traslado do corpo.

Powered by Rock Convert

Para o cristianismo, a cidade de Santiago de Compostela é elencada como a terceira mais sagrada, depois de Jerusalém e Roma.

O dia de São Tiago é celebrado em 25 de julho.

A construção do Caminho de Santiago de Compostela

Essa descoberta logo se espalhou por toda a Espanha, depois por Portugal e, em pouco tempo, por todo o mundo. A história constituiu motivo suficiente para que religiosos passassem a peregrinar desde a porta de suas casas até Santiago de Compostela.

Ao longo dos séculos, fé, incredulidade ou simples curiosidade levaram milhares de pessoas a formar uma rota, um caminho.

Hoje, o Caminho de Santiago é considerado a maior rota de peregrinação cristão do mundo. Sem perfil certo ou errado, pessoas de todas as idades percorrem o trajeto.

O que os motiva? Religião, aventura, prazer de caminhar e alegria de estar em contato com a natureza. Entretanto, um propósito que está sempre presente no coração dos peregrinos é, sem dúvida, o autoconhecimento.

Quer saber mais histórias e informações sobre o Caminho de Santiago de Compostela? Inscreva-se no nosso canal do YouTube e fique por dentro dos conteúdos imperdíveis sobre a mais famosa peregrinação do mundo.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.