
5 locais de peregrinação no Brasil para você visitar!
O Caminho de Santiago é uma das experiências mais desejadas por quem busca um tempo de autoconhecimento e alinhamento espiritual. Muitas pessoas passam meses, até anos se preparando para essa jornada. Se você tem esse interesse, quero te convidar a começar uma rota de peregrinação no Brasil!
Talvez você não saiba, mas em nosso país existem diversos caminhos incríveis para peregrinos. Eles levam a pontos estratégicos onde espiritualidade e história se unem, passando por cenários belos e marcantes da nossa terra.
Neste texto, separei 5 locais que merecem a sua visita. Além disso, vou compartilhar alguns motivos para você fazer uma peregrinação no Brasil e umas dicas práticas para se preparar. Vamos lá?
Por que fazer uma peregrinação no Brasil?
Se você tem pesquisado sobre as rotas que levam a Santiago de Compostela, com certeza já notou que essa é uma viagem que exige preparação física, mental, espiritual e financeira. É bem comum dedicar algum tempo para organizar as coisas antes de partir para a sua jornada.
Nesse tempo, fazer uma peregrinação aqui no Brasil é uma excelente opção — e por vários motivos. O primeiro deles é que os trajetos brasileiros pode ser uma ótima preparação para o Caminho de Santiago. Assim, você vai entender como o seu corpo e mente reagem aos dias de caminhada e aos desafios da jornada.
Além disso, se está à procura de um período de reflexão, conexão espiritual ou mesmo de uma aventura de superação pessoal, saiba que você pode encontrar tudo o que busca aqui, em terras brasileiras.
Quais são os locais de peregrinação no Brasil mais interessantes?
A tradição de peregrinação no Brasil tem uma forte ligação com a religiosidade, levando fiéis por percursos que cortam cidades e até estados. Atualmente, no entanto, esse tipo de turismo tem atraído os mais diferentes perfis. Assim como no Caminho de Santiago, os objetivos dos viajantes se misturam e se encontram no destino final.
Seja qual for a sua motivação, confira alguns roteiros oficiais em solo brasileiro que podem levar você por uma experiência de evolução pessoal!
1. Caminho da Luz
Com início na cidade de Tombos (MG), o Caminho da Luz tem esse nome por conta do brilho que os fragmentos de cristais rochosos provocam no chão do percurso. Essa é uma rota energizante, de quase 200 quilômetros, que atravessa lindos cenários do interior de Minas Gerais e termina na cidade de Alto Caparaó.
O credenciamento dos caminhantes é realizado com a Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz (Abraluz), a responsável por monitorar a área e sinalizá-la com placas e setas amarelas. Assim como no Caminho de Santiago, essa credencial vai sendo carimbada nas cidades atravessadas e garantindo a passagem segura pelos territórios.
Ao longo da caminhada de 7 dias, você poderá se banhar em cachoeiras, passar por fazendas antigas e conhecer a hospitalidade e a cozinha do povo mineiro. No fim, o viajante ainda pode conquistar a subida ao Pico das Bandeiras.
2. Caminho das Missões
Ao Sul do país, no Rio Grande do Sul, o Caminho das Missões é um roteiro imperdível de peregrinação que mistura religião, misticismo e história. Trata-se dos caminhos feitos pelos missioneiros jesuítas na época da colonização do Brasil, com objetivo de catequizar os índios guaranis.
À época, os vilarejos do percurso foram nomeados como 7 Povos das Missões. O circuito cruza 26 cidades e pode ser feito de várias formas, chegando até municípios de divisa na Argentina e Paraguai, por onde os jesuítas também passaram. Na cidade de São Miguel das Missões, os peregrinos encontram ruínas que levam o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Ao todo, são cerca de 180 quilômetros, com passagem por diversos sítios arqueológicos, construções históricas e marcas da cultura indígena influenciada pela catequização. Sem dúvida, é um caminho de intensa contemplação, reflexão e conhecimento da história do país.
3. Caminho da Fé
Também inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, o Caminho da Fé é mais uma rota de peregrinação no Brasil que atrai pessoas em busca de espiritualidade e autoconhecimento. O percurso leva os viajantes até a Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, na cidade de Aparecida, em São Paulo.
A ideia de criar um caminho com infraestrutura adequada para os peregrinos surgiu em 2003. Atualmente, são 13 rotas de saída e centenas de locais credenciados pela Associação do Caminho da Fé. A saída original fica em Águas de Prata (SP) e atravessa cerca de 300 quilômetros por dentro da Serra da Mantiqueira (MG).
As setas amarelas guiam você pelas estradas, que podem ser de chão, de pedras ou de asfalto. Cada peregrino deve se credenciar para ganhar os carimbos ao longo do percurso. Aqueles que completam 100 quilômetros, pelo menos, recebem um certificado no destino final — uma grata lembrança de um desafio tão significativo que foi superado.
O Caminho da Fé é uma oportunidade de se encontrar consigo mesmo, cruzar com histórias marcantes de outros peregrinos, se conectar com o mundo espiritual e com a natureza exuberante da rota.
4. Caminho de Caravaggio
A rota Caminho de Caravaggio foi lançada oficialmente em maio de 2019 e passa por quatro cidades da região turística das Hortênsias (Canela, Gramado, Nova Petrópolis e Caxias do Sul), além da cidade de Farroupilha. Desse modo, o percurso possuí de 200 quilômetros demarcados e sinalizados para melhor orientação do peregrino.
Ao fazer o trajeto, portanto, o peregrino recebe um guia de peregrino que mostra o roteiro completo do percurso dividido em 10 trechos. Ademais, há no guia dicas de locais para se alimentar e descansar.
Em conclusão, a contemplação das paisagens naturais, das plantações, de construções antigas e de obras que valorizam as conquistas dos imigrantes são o ponto alto do trajeto. Desse modo, o contato visual com a natureza proporciona elevação espiritual e superação de desafios.
5. Caminho Cora Coralina
O Caminho de Cora Coralina é uma trilha de longo curso com aproximadamente 300 quilômetros de extensão, que cruza as cidades históricas de Corumbá de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá e a Cidade de Goiás. Não somente, abrange também os municípios de Cocalzinho de Goiás, Itaguari e Itaberaí.
O trajeto de peregrinação foi idealizado em 2013 e o projeto teve como propósito interligar os municípios, povoados, fazendas e atrativos, passando por antigos caminhos, numa rota turística para Caminhantes e Ciclistas.
Atualmente, o Caminho de Cora Coralina encontra-se consolidado, atendendo a caminhantes e ciclistas com pousos e alimentação ao longo de todo o seu percurso. Há também uma associação formalizada com mais de 30 empreendedores e com mais de meia centena de colaboradores e voluntários que oferecem apoios em diversas áreas.
Como se preparar para uma peregrinação no Brasil?
Depois de conhecer essas opções de peregrinação no Brasil, você já deve querer começar a fazer as malas e partir para a sua jornada, certo? Então, agora quero te dar algumas dicas de planejamento que vão servir tanto para percursos aqui no país quanto para a própria rota do Caminho de Santiago:
- tenha de forma clara os seus propósitos com a peregrinação;
- encontre a rota que mais atende os seus objetivos e expectativas;
- decida se fará a jornada de forma independente, com um grupo ou com uma empresa especializada;
- estude o máximo sobre a infraestrutura dos pontos de parada e a segurança do percurso;
- faça o seu credenciamento com a associação oficial da região.
Enfim, espero que, com este texto, você tenha se inspirado a buscar uma experiência de peregrinação no Brasil. As experiências vividas e a maturidade pessoal e espiritual adquiridas ao longo dos dias na estrada são os maiores benefícios de uma jornada como essa. Tenho certeza que será extremamente gratificante!
Gostou da leitura? Então, entre em contato com o Natrilhas e confira as possibilidades para a sua próxima jornada de descobertas e vivências intensas pelo Caminho da Fé!


39 Comentários
Paulo Venicius
Oi Cá,
Muito bom o conteúdo, dicas e sugestões de caminhos. Mas quando vai esta liberado para caminharmos?
O fecho da mochila esta enferrujando.
Cá Costa
Oi Paulo, bom dia!! Está difícil dizer 🙂 Seguir acompanhando as prefeituras e pousadas de cada um dos caminhos!
Marcelo Omar Lima de Castro
Cá, você conhece o Caminho do Sol? Não foi citado. Gostaria que vc fizesse algum comentário, caso conheça. Obrigado e parabéns pelo trabalho.
Flávia
Olá, quero muitooo fazer o caminho da Fé. Moro do Distrito Federal e quero saber como posso me juntar a um grupo e assim que passar esse momento de isolamento social sair em caminhada. Vou todo ano em Aparecida e fico muito emocionada quando vejo os peregrinos fazendo a pé… pois é o meu desejo chegar lá também andando. Por favor, me mantenha informada sobre as saídas e como devo proceder. Abraço
Cá Costa
Que bacana! Tenho certeza que vai adorar a experiência.
Enviei nosso roteiro e datas por e-mail 🙂
Rosemeire Prado Oliveira
Bom dia. Poderia me enviar o roteiro e datas por favor!
Cá Costa
Olá, enviei as informações no seu e-mail 🙂
Cá Costa
Oi Priscila! Já te respondi por e-mail 🙂
Helena Barbacena de Sousa
Poderiam me passar as informações por email? Moro no DF.
Obrigada!
Cá Costa
Oi Helena! Td bem? Mandei as infos no seu e-mail 🙂
angelita
Quando fazemos o caminho ele não sai mais de nós, agora desejo fazer o caminho da fé e agradeço as dicas aqui encontradas. Onde começo o menor trajeto? quero ir sozinha novamente, fiz o caminho central Português de Santiago. Agradeço muitíssimo.
Cá Costa
Oi Angelita! O menor trajeto e que dá direito ao certificado, é de Paraisópolis – MG.
São 108 km 🙂
Vamos lançar um guia, e-book, no final do mês. Penso que poderá te ajudar.
Bjs.,
Viviane
Boa noite.
Gostaria de informações e roteiros para caminhadas a partir de dezembro.
Obrigada.
Cá Costa
Oi Viviane! Mandei por e-mail 🙂
Pingback:
Wilson
Olá. Muito legal esse texto com essas rotas. Não sei se vc conhece a Rota da Luz. É um caminho semelhante ao Caminho da Fé, com credencial e certificado. Ele inicia em Mogi das Cruzes e vai até Aparecida. Fiz ele duas vezes e acho uma boa opção para quem ainda não está preparado para o Caminho da Fé, já que tem 100km a menos e também é uma alternativa para quem sai de SP e costuma ir pela Dutra que é muito perigoso.
Cá Costa
Oi Wilson! Já ouvi falar sim, mas nunca fiz.
Obrigada pela dica 🙂
Carlos Zimmer
Parabéns pela resumo das opções de caminhos no Brasil…fantásticos… vamos conhecê-los …
Cá Costa
Oi Carlos! Fico feliz que gostou do conteúdo. Bora peregrinar!
DALVA DOS SANTOS CACHO
Obrigada pelas informações.. caminhos , trilhas, Cá já está na minha programação. Amei .
Cá Costa
Oi Dalva! Fico feliz! Boas trilhas 🙂
Regina CASTRO
Boa noite!
Gostei das dicas.
Meu objetivo é auto conhecimento e crescimento espiritual. Qual melhor caminho me indica sem mts dificuldades?
Obrigada. Abraço. Regina Castro
Cá Costa
Todos!!! 🙂
Mas o Caminho da Fé oferece uma ótima estrutura para iniciantes
Eliete Silva Lopes
Como está a peregrinação neste momento de pandemia?
Cá Costa
Funcionando de maneira parcial. No entanto, a experiência está sendo incrível 🙂
Marcelo Omar Lima de Castro
Cá, você conhece o Caminho do Sol? Não foi citado. Gostaria que vc fizesse algum comentário, caso conheça. Obrigado e parabéns pelo trabalho.
Cá Costa
Oi Marcelo! Nunca fiz e só ouvi falar. Então prefiro não comentar sem ter uma experiência no trajeto 🙂
Thais Sautchuk Pimenta
Olá Cá Costa, em tempos de pandemia, espero que estejas bem! E obrigada pela indicação dessas 5 peregrinações, adorei!!! Vi que vocês já tem algo programado, gostaria de acompanhá-los, é possível? Se sim, vou adorarar receber a programação e me organizar. Então, aguardo notícias. Com carinho, Thais
Cá Costa
Oi Thais! Bom dia 🙂 Mandei o roteiro no seu e-mail.
Rodrigo
Boa tarde, teria Contatos para ter ideia de custo? Da caminhada de Caravaggio?
Cá Costa
Oi Rodrigo, tudo bem? Logo mais vamos lançar nosso e-book sobre o Caminho da Caravaggio 🙂
Luis Antonio Barcelos
Parabéns pelo blog e o livro! Homenagem aos Peregrinos de Todos Cantos do Mundo! ” Canção tema ‘Não tenho pressa de chegar” ultreya y Suseya!
https://youtu.be/0mYtomkk-vU
Cá Costa
Oi Luis!! Que bacana! Linda música 🙂
Lucas
Boa noite.
Gostaria de informações e roteiros para caminhadas a partir de dezembro e janeiro.
Obrigado.
Cá Costa
Você pode falar com a Cris, nosso atendimento
Manda um WhatsApp para ela.
(16) 99319-1160
Karla Geanne de França
Boa tarde.
Gostei muito da matéria.
Estou me preparando para fazer os Passos de Anchieta/ES, que não foi citado aqui, mas devido a pandemia, não sei se vou conseguir ir esse ano.
O caminho da fé é um sonho que ainda vou realizar tbm.
Gostaria de me juntar a um grupo para participar do caminho, Você tem alguma programação?
Pode me enviar?
Cá Costa
Você pode falar com a Cris, nosso atendimento
Manda um WhatsApp para ela.
(16) 99319-1160
Eunice
Eu fiz um vôo até Madri, dentro do aeroporto tem um ônibus amarelo (portão 1) peguei e desembarquei na Estação de Atocha. Lá peguei um trem (Renfe) até Pamplona. A passagem pode ser comprada aqui do Brasil pelo site deles. Antecipada é mais barato e garantido, pois comprar na hora pode não ter mais lugares. Dormi em Pamplona e na manhã do dia seguinte peguei um ônibus (Alsa) para Saint Jean Pied de Port. No turno da tarde explorei SJPP, credencial do peregrino, fotos, dormi lá. Na manhã do dia seguinte iniciei o caminho. Fui até o refúgio Orisson onde pernoitei e aproveitei uma noite nas montanhas dos Pirineus. Foi um começo bem tranquilo que me permitiu descansar do fuso horário e iniciar com calma o caminho… Super recomendo.
Cá Costa
Oi Eunice! Que bacana 🙂 obrigada por compartilhar sua experiência!