PEREGRINAÇÕES

3 locais de peregrinação no Brasil para você visitar!

O Caminho de Santiago é uma das experiências mais desejadas por quem busca um tempo de autoconhecimento e alinhamento espiritual. Muitas pessoas passam meses, até anos se preparando para essa jornada. Se você tem esse interesse, quero te convidar a começar uma rota de peregrinação no Brasil!

Talvez você não saiba, mas em nosso país existem diversos caminhos incríveis para peregrinos. Eles levam a pontos estratégicos onde espiritualidade e história se unem, passando por cenários belos e marcantes da nossa terra.

Neste texto, separei 3 locais que merecem a sua visita. Além disso, vou compartilhar alguns motivos para você fazer uma peregrinação no Brasil e umas dicas práticas para se preparar. Vamos lá?

Por que fazer uma peregrinação no Brasil?

Se você tem pesquisado sobre as rotas que levam a Santiago de Compostela, com certeza já notou que essa é uma viagem que exige preparação física, mental, espiritual e financeira. É bem comum dedicar algum tempo para organizar as coisas antes de partir para a sua jornada.

Nesse tempo, fazer uma peregrinação aqui no Brasil é uma excelente opção — e por vários motivos. O primeiro deles é que os trajetos brasileiros pode ser uma ótima preparação para o Caminho de Santiago. Assim, você vai entender como o seu corpo e mente reagem aos dias de caminhada e aos desafios da jornada.

Além disso, se está à procura de um período de reflexão, conexão espiritual ou mesmo de uma aventura de superação pessoal, saiba que você pode encontrar tudo o que busca aqui, em terras brasileiras.

Quais são os locais de peregrinação mais interessantes?

A tradição de peregrinação no Brasil tem uma forte ligação com a religiosidade, levando fiéis por percursos que cortam cidades e até estados. Atualmente, no entanto, esse tipo de turismo tem atraído os mais diferentes perfis. Assim como no Caminho de Santiago, os objetivos dos viajantes se misturam e se encontram no destino final.

Seja qual for a sua motivação, confira alguns roteiros oficiais em solo brasileiro que podem levar você por uma experiência de evolução pessoal!

1. Caminho da Luz

Com início na cidade de Tombos (MG), o Caminho da Luz tem esse nome por conta do brilho que os fragmentos de cristais rochosos provocam no chão do percurso. Essa é uma rota energizante, de quase 200 quilômetros, que atravessa lindos cenários do interior de Minas Gerais e termina na cidade de Alto Caparaó.

O credenciamento dos caminhantes é realizado com a Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz (Abraluz), a responsável por monitorar a área e sinalizá-la com placas e setas amarelas. Assim como no Caminho de Santiago, essa credencial vai sendo carimbada nas cidades atravessadas e garantindo a passagem segura pelos territórios.

Ao longo da caminhada de 7 dias, você poderá se banhar em cachoeiras, passar por fazendas antigas e conhecer a hospitalidade e a cozinha do povo mineiro. No fim, o viajante ainda pode conquistar a subida ao Pico das Bandeiras.

2. Caminho das Missões

Ao Sul do país, no Rio Grande do Sul, o Caminho das Missões é um roteiro imperdível de peregrinação que mistura religião, misticismo e história. Trata-se dos caminhos feitos pelos missioneiros jesuítas na época da colonização do Brasil, com objetivo de catequizar os índios guaranis.

À época, os vilarejos do percurso foram nomeados como 7 Povos das Missões. O circuito cruza 26 cidades e pode ser feito de várias formas, chegando até municípios de divisa na Argentina e Paraguai, por onde os jesuítas também passaram. Na cidade de São Miguel das Missões, os peregrinos encontram ruínas que levam o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Ao todo, são cerca de 180 quilômetros, com passagem por diversos sítios arqueológicos, construções históricas e marcas da cultura indígena influenciada pela catequização. Sem dúvida, é um caminho de intensa contemplação, reflexão e conhecimento da história do país.

3. Caminho da Fé

Também inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, o Caminho da Fé é mais uma rota de peregrinação no Brasil que atrai pessoas em busca de espiritualidade e autoconhecimento. O percurso leva os viajantes até a Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, na cidade de Aparecida, em São Paulo.

A ideia de criar um caminho com infraestrutura adequada para os peregrinos surgiu em 2003. Atualmente, são 13 rotas de saída e centenas de locais credenciados pela Associação do Caminho da Fé. A saída original fica em Águas de Prata (SP) e atravessa cerca de 300 quilômetros por dentro da Serra da Mantiqueira (MG).

As setas amarelas guiam você pelas estradas, que podem ser de chão, de pedras ou de asfalto. Cada peregrino deve se credenciar para ganhar os carimbos ao longo do percurso. Aqueles que completam 100 quilômetros, pelo menos, recebem um certificado no destino final — uma grata lembrança de um desafio tão significativo que foi superado.

O Caminho da Fé é uma oportunidade de se encontrar consigo mesmo, cruzar com histórias marcantes de outros peregrinos, se conectar com o mundo espiritual e com a natureza exuberante da rota.

Como se preparar para sua jornada?

Depois de conhecer essas opções de peregrinação no Brasil, você já deve querer começar a fazer as malas e partir para a sua jornada, certo? Então, agora quero te dar algumas dicas de planejamento que vão servir tanto para percursos aqui no país quanto para a própria rota do Caminho de Santiago:

  • tenha de forma clara os seus propósitos com a peregrinação;
  • encontre a rota que mais atende os seus objetivos e expectativas;
  • decida se fará a jornada de forma independente, com um grupo ou com uma empresa especializada;
  • estude o máximo sobre a infraestrutura dos pontos de parada e a segurança do percurso;
  • faça o seu credenciamento com a associação oficial da região.

Enfim, espero que, com este texto, você tenha se inspirado a buscar uma experiência de peregrinação no Brasil. As experiências vividas e a maturidade pessoal e espiritual adquiridas ao longo dos dias na estrada são os maiores benefícios de uma jornada como essa. Tenho certeza que será extremamente gratificante!

Gostou da leitura? Então, entre em contato com o Natrilhas e confira as possibilidades para a sua próxima jornada de descobertas e vivências intensas pelo Caminho da Fé!

7 Comentários

  • Paulo Venicius

    Oi Cá,
    Muito bom o conteúdo, dicas e sugestões de caminhos. Mas quando vai esta liberado para caminharmos?
    O fecho da mochila esta enferrujando.

  • Flávia

    Olá, quero muitooo fazer o caminho da Fé. Moro do Distrito Federal e quero saber como posso me juntar a um grupo e assim que passar esse momento de isolamento social sair em caminhada. Vou todo ano em Aparecida e fico muito emocionada quando vejo os peregrinos fazendo a pé… pois é o meu desejo chegar lá também andando. Por favor, me mantenha informada sobre as saídas e como devo proceder. Abraço

  • angelita

    Quando fazemos o caminho ele não sai mais de nós, agora desejo fazer o caminho da fé e agradeço as dicas aqui encontradas. Onde começo o menor trajeto? quero ir sozinha novamente, fiz o caminho central Português de Santiago. Agradeço muitíssimo.

    • Cá Costa

      Oi Angelita! O menor trajeto e que dá direito ao certificado, é de Paraisópolis – MG.
      São 108 km 🙂
      Vamos lançar um guia, e-book, no final do mês. Penso que poderá te ajudar.
      Bjs.,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.