CAMINHO DE ASSISI,  PEREGRINAÇÕES

5 dicas para peregrinar o Caminho de São Francisco

Para que uma viagem de autoconhecimento, como peregrinar o Caminho de São Francisco, seja transformadora, ela deve apresentar alguns imprevistos e adversidades. Isso porque, é por meio desses obstáculos que aprendemos mais sobre nós mesmos e sobre a vida. No entanto, encarar os desafios com coragem e sabedoria é algo muito diferente de se lançar no desconhecido, sem prudência ou conhecimento.

Por certo, realizar uma peregrinação acima de 300 km requer preparação e planejamento. Embora o peregrino tenha experiência, o Caminho de São Francisco é intenso e vai exigir organização de logística, conhecimento bem básico de italiano e preparo físico e emocional.

Então, se você está planejando realizar o Caminho de São Francisco, saiba que a preparação começa muito antes do primeiro passo. Por isso, listei 5 dicas incríveis que farão da sua jornada um sucesso. Quer descobrir? Continue lendo este post.

1. Decida quando peregrinar o Caminho de São Francisco

A primeira coisa a fazer é decidir quando você vai percorrer a peregrinação do Caminho de Assis. Sabemos que as estações do ano na Itália são bem definidas e empreender uma jornada durante o inverno é perigoso e arriscado. Desse modo, prefira os meses de primavera, verão ou outono.

Primavera

Março, abril e maio são os meses da primavera na Itália: as temperaturas variam entre 14 e 20 graus. Vale sempre ressaltar que é uma média do país, porém, podemos notar grande diferença, por exemplo, entre cidades do sul e do norte.

Os italianos, e os peregrinos, preferem a primavera entre as estações do ano na Itália, por um simples motivo: trata-se do “meio termo”. Na Itália, o inverno é muito frio e o verão é muito quente. Ou seja, a primavera salva, com temperaturas agradáveis.

Verão

Você pode amar ou detestar o verão italiano, entretanto, é difícil ficar apático a essa estação que acontece nos meses de junho, julho e agosto, sendo neste último o registro das mais altas temperaturas. A temperatura varia entre 24 a 35 graus.

No entanto, sol forte o dia inteiro tem a vantagem de um dia que termina às 8 horas da noite. O peregrino pode iniciar o caminho bem cedo para desfrutar do frescor da aurora e ficar seguro de ter luz do sol caso queira percorrer trechos mais longos. Como o caminho passo por muitas florestas, o peregrino não sofrerá tanto com o sol.

Outono

O outono não é visto como uma das piores estações do ano na Itália, dessa forma, tem o seu momento de “meio termo” e é agradável. Vai de setembro a novembro e as temperaturas variam de 8 a 16 graus. Porém, mais uma vez, depende da região da Itália.

Uma característica não muito boa do outono na Itália é que se trata de um período de chuvas fortes. Aliás, foi nessa estação que realizei o Caminho de São Francisco e, devo confessar, a peregrinação não foi muito agradável. Durante quase todos os dias peguei chuvas fortes e o trajeto se tornou escorregadio. Dessa forma, não consegui completar toda a trilha porque alguns pontos se tornaram extremamente perigosos.

2. Busque informações sobre o trajeto de peregrinação

Por aqui você encontrará muitas informações sobre o Caminho de São Francisco. Temos vários posts com orientações e dicas para que a sua peregrinação seja transformadora e segura. Além disso, outra fonte de informação para seu planejamento é o nosso canal no YouTube. Por lá, preparamos um conteúdo muito visual e rápido de ser consumido. 

Powered by Rock Convert

Como o Caminho de São Francisco não é uma rota muito percorrida, é difícil encontrar informações. Desse modo, preparei também um guia básico para te orientar no trajeto. Você consegue fazer o download de maneira gratuita clicando no banner desse post.

3. Aprenda a se orientar no Caminho de São Francisco

O Caminho de São Francisco é demarcado por setas verdes e, em alguns trechos, por uma miniatura caricaturada do santo. No entanto, é preciso ressaltar que o trajeto não é tão bem demarcado quanto o Caminho de Compostela ou o Caminho da Fé.

Ademais, em alguns trechos, é preciso usar a intuição para se orientar ou mesmo pedir informações nos refúgios. Portanto, tenha certeza do seu preparo físico e condição de peregrinar o caminho, caso contrário, se houver dúvidas, opte por fazer a peregrinação em grupo.

4. Reserve as pousadas com antecedência

Antes de mais nada, é essencial que o peregrino se programe com antecendência e realize pelo menos a reserva do primeiro refúgio, antes de dar início a peregrinação.

Talvez, como muitas das hospedagens são pequenos refúgios, coordenados por voluntários ou pela comunidade de igrejas locais, o peregrino pode encontrar o local fechado. Dessa forma, verifique sempre no refúgio do dia qual será o local para repouso do dia seguinte e entre em contato avisando de sua chegada.

Desse modo, você evita o risco de caminhar mais dez ou vinte quilômetros, até o próximo destino.

5. Defina seu propósito de percorrer o Caminho de São Francisco

Por que você decidiu percorrer o Caminho de São Francisco? O que te motiva? É pelo exercício físico, pela religiosidade, pela espiritualidade, pela troca cultural ou pelo desafio? Enfim, seja qual for sua motivação é muito importante estar consciente dela não só na cabeça mas, principalmente, no seu coração.

Digo isso porque completar uma peregrinação no Caminho de Assis não é fácil. Você vai sentir o corpo doer, os pés ficarão machucados, você testará seus limites e enfrentará adversidades. Entretanto, se o seu propósito for muito claro, nada vai te impedir de concluir o objetivo. 

Entendido?

Saber como se preparar para o Caminho de São Francisco é, de certa forma, começar a viagem antes mesmo de dar o primeiro passo. Lembre-se que uma boa preparação pode fazer da sua experiência ainda mais agradável e transformadora. O caminho está traçado, agora basta colocar tudo em prática com consciência e sabedoria.

Gostou do post e quer saber ainda mais sobre mim e sobre este projeto cheio de propósito que é a Natrilhas? Então, siga meus perfis no FacebookInstagramYouTube e Pinterest.

33 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.