CAMINHO DA FÉ,  FAVORITOS

Caminho da Fé a pé | A famosa peregrinação à Aparecida do Norte

A mais famosa rota de peregrinação à Aparecida do Norte é chamada de caminho da fé. Esse trajeto, rumo à Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, nasceu em 2003 e foi inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela. 

Um dos propósitos desse Caminho é dar estrutura às pessoas que sempre fizeram a peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio e infraestrutura.

Atualmente, em 2018, o Caminho da Fé tem mais de 10 ramais de saídas. Inclusive o mais novo deles é Franca-SP.

Como percorrer esse caminho…

O Caminho da Fé pode ser feito a pé ou de bicicleta.

Dependo do ramal de saída escolhido, para completar o trajeto a pé, o peregrino levará cerca de 09 a 22 dias. Já o peregrino ciclista consegue completar o percurso em menos de 1 semana.

É possível fazer o caminho de carro, porém, é indispensável a tração nas rodas.

Por onde começar…

Atualmente, os ramais de saída para peregrinação à Aparecida do Norte são:

Centro Paulista: Borborema – 742 km

Dom Inácio João Dal Monte: Guaxupé – 438/415km

Padre Donizetti: Sertãozinho e Ribeirão Preto – 571/548 km

Santa Luzia: Espírito Santo do Pinhal – 318/295 km

Santa Rita de Cássia: Santa Rita de Caldas – 284/261 km

São Carlos Borromeu: São Carlos – 536/513km

Aguaí: Aguaí – 364/341 km

Águas da Prata: ramal principal – 318/295 km

Caconde: 390/367 km

Mococa: o que eu fiz, 408/385 km

Tambaú: 424/401 km

– Franca: 590 km saída da Capelinha

Como se orientar pelo caminho…

Durante todo o percurso o peregrino se orienta por meio das setas amarelas. Como disse no começo do post, esse Caminho foi inspirado no famoso, e místico, Caminho de Santiago de Compostela. Dessa forma, as setas possuem a mesma cor amarela e são responsáveis por sinalizar os passos do caminhante.

Há também plaquinhas com indicações sobre a quilometragem percorrida. Essas sinalizações são mais do que bem vindas, isso porque mostram qual a distância em que o peregrino está da Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, o destino final. 

A trilha é…

A altimetria do Caminho da Fé possui uma boa variável. Seu ponto mais baixo é de 552 metros e o mais alto de 1820 metros – na região de Campos de Jordão.

O peregrino andará em trilhas de terra batida, pedras e asfalto. Existem trechos de rodovias tranquilas, mas também rodovias bem movimentadas, com tráfego de caminhões.

#partiu #caminhodafé

Realizar uma peregrinação à Aparecida do Norte é uma experiência transformadora.  O Caminho da Fé é realmente especial e proporciona a intensa prática do autoconhecimento e do espírito peregrino.

Se mesmo depois de todas essas informações você ainda ficou com dúvida, ou melhor, ficou com vontade de percorrer esse Caminho, inscreva-se no nosso canal do YouTube e tenha acesso a outros tantos conteúdos relacionados a essa incrível e transformadora experiência. 

115 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *